terça-feira, julho 15

BANCO DE PORTUGAL - REVISÃO EM BAIXA


Foi tornado público o Boletim Económico Verão 2008 do Banco de Portugal. Como seria de esperar uma revisão em baixa da previsão de crescimento da economia, em 2008, desta feita, para 1,2%. Deixo, de seguida, os dois primeiros parágrafos da Conclusão:

As actuais projecções apontam para um fraco crescimento da economia portuguesa em 2008 e 2009, contemplando desta forma a interrupção do processo de recuperação gradual da actividade económica verificado nos anos anteriores, o qual tinha sido caracterizado por uma evolução mais favorável das exportações a partir de 2006 e por uma expressiva aceleração do investimento em 2007.

Na segunda metade de 2007, ocorreram vários choques de origem externa, nomeadamente a eclosão de uma turbulência sem precedentes nos mercados financeiros internacionais, associada a uma rápida e significativa reavaliação do risco pelos investi dores. As indicações mais recentes apontam para uma maior persistência desta situação de turbulência face ao inicialmente esperado, afectando em especial a evolução dos mercados de exportação e as condições de financiamento dos agentes económicos. Ao mesmo tempo, verificou-se uma intensificação do aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais, para níveis historicamente elevados em termos nominais e reais.
-----------------------------
Não resisto a anotar este curioso subtítulo na notícia da RTP (on-line) acerca da previsão da inflação em Portugal e na Zona Euro (é o serviço público no seu melhor!):

Taxa de inflação superior à da Zona Euro
O governador do Banco de Portugal disse aos deputados que o país conquistou competitividade externa nos últimos nove meses, porque tem uma taxa de inflação inferior à da Zona Euro. Temos tido uma inflação mais baixa do que a área euro, o que acontece pela primeira vez”, disse Constâncio. Uma inflação mais baixa que a da Europa a 15 traduz-se “por um ganho de competitividade externa”, explicou na comissão de Orçamento e Finanças. Portugal mantém o ritmo de crescimento de preços inferior aos seus parceiros do euro desde Setembro de 2007, acrescentou Constâncio.
.

Sem comentários: