segunda-feira, julho 14

"ops!"

Saiu o número inaugural da revista “ops!” de iniciativa da Corrente de Opinião Socialista, ou seja, para falar claro, da corrente de opinião liderada por Manuel Alegre. Uma boa ideia por vários motivos: - o debate é preciso; - nada pior para os governos do que o amorfismo dos partidos que os apoiam; - nada pior para a política do que o unanimismo; – nada pior para a democracia política do que o silenciamento das discordâncias ou divergências.

Não é preciso concordar com todas as ideias que a revista veiculará para que concordemos com a sua criação. Esta é, por outro lado, uma revista digital o que representa uma não negligenciável inovação no panorama político nacional.

Alegre escreve a encerrar o seu curto editorial: “Todos somos responsáveis pelo nosso mundo e pelo nosso país. Chegou a hora de resistir ao condicionalismo e à colonização ideológica. A hora de sermos nós próprios e de propormos soluções que se baseiem nos valores e não nos interesses que confiscaram o Estado e minam a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas. Hora de resistir, debater e de assumir e divulgar a nossa opinião socialista.”

Todos podemos estar de acordo com ideias gerais mas seria muito útil que Manuel Alegre, em breve, esclarecesse o conceito de “condicionalismo e colonização ideológica” assim como indicasse quais os “interesses que confiscaram o Estado e minam a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas”. Para princípio de debate …
.

4 comentários:

MFerrer disse...

"Chegou a hora de resistir ao condicionalismo e à colonização ideológica. A hora de sermos nós próprios e de propormos soluções que se baseiem nos valores e não nos interesses que confiscaram o Estado e minam a confiança dos cidadãos nas instituições"
Embora um pouco mais elaboradas estas ideias e denúncias opacas e profundamente apolíticas, podem ler-se TODAS nos blogs da direita trauliteira e naqueles que preferiam andar com o calendário para o antes.
O M. Alegre ou esclarece o que quer dizer ou vai ter imensos apoiantes inesperados.
MFerrer

Anónimo disse...

Muito medo têm os "socialistas" do Manel...

Eduardo Graça disse...

Há por aí um equivoco qualquer a respeito do Manuel Alegre que está associado a um conjunto de equívocos acerca do que é ser esquerda hoje e aqui. Um assunto muito batido! Ser esquerda no governo, ser esquerda contra o governo, ser esquerda hoje, no governo, ou fora dele, parece-me que tem as suas novidades face aos tempos passados nos quais mergulha o imaginário da maioria dos que se reclamam da "verdadeira esquerda". Uma longa conversa!

Anónimo disse...

Não há uma "verdadeira esquerda". Há várias esquerdas. O actual "aparelho" do PS não é, certamente, de esquerda...não perceber isto, é miopia política.