segunda-feira, março 29

Vitória da Esquerda em França

"Esquerda francesa impõe pesada derrota à direita nas regionais"

"A esquerda venceu as eleições regionais em França, cuja segunda volta se realizou hoje, passando a controlar 21 regiões administrativas. A penalização da direita nas urnas deverá acelerar a prevista remodelação governamental.

Segundo as projecções reveladas após o fecho das urnas, as listas da esquerda — resultantes da fusão de socialistas, comunistas e Verdes — obtiveram 50 por cento dos votos a nível nacional, enquanto a coligação de direita — unindo o partido conservador UMP e os centristas da UDF — não foi além dos 37 por cento dos votos. A extrema-direita, que conseguiu aceder à segunda volta em 17 regiões, terá conseguido 12,5 por cento dos votos." - Público on line

Os conservadores perderam o Governo em Espanha e, em França, deverão ficar com maioria em apenas 2 de 23 Regiões. A situação política na Europa está em mudança acelerada. A esquerda recupera o que significa que os cidadãos estar fartos das políticas liberais e autoritárias. Será possível gerar alternativas que não reproduzam à esquerda muitas das políticas da direita? É esse o grande desafio da esquerda, na Europa, nos próximos anos.

Sem comentários: