domingo, julho 30

GUERRA

Posted by Picasa Fotografia daqui

Todos os protagonistas que fazem a guerra no Médio Oriente têm plena consciência dos seus actos. Os que empunham as armas e aqueles que se acobertam nos cínicos apelos à paz.

Não sei se existe alguma capacidade, e vontade, na comunidade das nações para celebrar os acordos necessários para pôr fim a esta guerra.

Nas fronteiras do coração do mundo islâmico resta saber se a administração conservadora dos Estados Unidos está apostada em constituir-se como uma ameaça dissuasora ou se busca um pretexto para generalizar e aprofundar a guerra.

O rito ostentado nos rostos de Bush e de Blair são um mau presságio e as andanças dos seus mensageiros pela zona do conflito parecem não ser guiadas pela exacta previsão da gravidade da situação. Por vezes quem está muito perto do fogo perde a noção da sua intensidade e extensão.

Será que às forças políticas moderadas – nos governos e na opinião pública – lhes resta, como nas vésperas de anteriores conflitos mundiais, assistir impotentes às trágicas consequências das loucas decisões de dirigentes extremistas?

1 comentário:

Anónimo disse...

decisões de dirigentes extremistas tais como Bush e o governo de Israel.

As posições desses governos, já as sabemos muito bem. Resta fazermos algo, em ações cotidianas... ou deixar cotidianamente tudo como está se direcionando.