quinta-feira, julho 13

UMA TRADIÇÃO QUE VEM DE LONGE

Posted by Picasa Fotografia de Família – clique para ampliar

Hoje é o dia de aniversário do meu irmão Dimas. Para ele, lá onde se encontre, a renovação da minha fraterna saudação. Esta fotografia, dos anos 40, sempre iluminou a tradição aventureira de um passado familiar que, como filho tardio, não vivi.

Neste grupo de motards podem ver-se meu pai Dimas e meu irmão, ao centro, ambos de boné, meu irmão sentado na moto, e à sua direita o meu primo Luciano, ilustrando uma tradição que, afinal, vem de longe.

Este grupo de motards dos anos 40 é um daqueles que foi, de facto, percursor, de uma festividade que, quer queiram ou não, quer gostem ou não, “coloca Faro no mapa” durante alguns dias.

O Moto Club de Faro prepara-se para fazer a festa nos 25 anos da Concentração Internacional de Motos de Faro. Em ano de ‘bodas de prata’, a organização espera a afluência de 30 mil amantes das duas rodas, entre 20 e 23 de Julho, àquele que é considerado o evento motard mais importante do Sul da Península Ibérica, organizado pelo Moto Clube de Faro (MCF).

A edição deste ano terá ‘acoplada’ uma campanha especial de segurança e prevenção rodoviária, denominada zerOKilled, um termo recuperado da guerra da Coreia e utilizado quando não existiam ‘baixas’ em combate.

Recentemente reparei que, curiosamente, a Norton de meu pai é igualzinha aquela em que Che Guevara, pela mesma época, fez uma célebre e longa viagem atravessando, com um amigo, toda a América latina e que foi brilhantemente retratada no filme “Diários de Motocicleta”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porto, 2006.07.14
Viva.
Nunca falei com o Dimas da Óptica Graça, afinal, o teu irmão Dimas, mas conheci-o perfeitamente bem e posso testemunhar que era uma pessoa bastante querida em Faro. Se me permites, quero homenageá-lo aqui. Dimas, estejas onde estiveres, aceita um abraço dum farense que nunca conheceste mas que te conheceu bem a ti.
JBS