terça-feira, julho 4

ITÁLIA NA FINAL

Posted by Picasa Grosso – o marcador do primeiro golo de Itália

No post do “percebe” tinha arriscado a hipótese de uma final Portugal-Itália. Só falta o mais difícil para nós: ganhar aos franceses.

No mundial Portugal tem vencido com uma táctica aparentemente simples: troca a bola e espera. Os adversários mais fracos, com o passar do tempo, convencem-se que podem ganhar; os mais fortes, com o passar do tempo, convencem-se que podem perder.

Scolari manda trocar a bola e esperar. Joga com o tempo. Trocar a bola e esperar, mesmo que pareça uma eternidade. O objectivo é tornar tempo e espaço, cada minuto que passa, mais escassos para o adversário. Na vertigem dos últimos minutos a moral do adversário desmorona-se. Até este momento a táctica tem resultado.

Defrontando a França Scolari devia mudar alguma coisa. Os franceses sabem que para destruir esta táctica têm que marcar cedo e Portugal não vai ter – como até aqui – tanto espaço, nem tanto tempo para trocar a bola e esperar.

Mas o mais certo é Scolari não mudar nada. Depois se verá se, mesmo assim, os franceses caem na armadilha apesar de a terem estudado até à exaustão. Os alemães caíram na armadilha montada, à sua maneira, pelos italianos. Agora é a nossa vez.

Avanti Portugal!

1 comentário:

Anónimo disse...

PORTO, 2006.07.07
Olá. Não suporto o futebol tudo ao monte. Os grandes tecnicista italianos desapareceram. Mazolla, Rivera , Riva e muitos outros, onde estão?