Associações exigem a libertação imediata dos 23 imigrantes ilegais que entraram pela Ilha da Culatra
Aqui está um tipo de reivindicação verdadeiramente aventureira, sem ponta por onde se lhe pegue. Querem fazer de Portugal um destino para a imigração ilegal do Magrebe? Se Portugal desse acolhimento a este grupo estaria a endereçar um convite para a criação de uma nova rota de imigração ilegal. Este é um assunto demasiadamente sério para dispensar uma política de Estado. [E olhem que tenho alguma reflexão acerca do tema, por exemplo, aqui, aqui e aqui.]
.
2 comentários:
Eu não lhe chamaria reivindicação aventureira, mas sim estúpida. Custa-me a crer que haja pessoas com alguma responsabilidade que tenham iniciativas deste tipo. Certamente não tem a noção da gravidade da situação.
A gravidade da situação começou (com os portugueses) no século XV. Na globalização "avant la lettre". Seis séculos depois, é um bocadinho mais grave. A emigração ilegal pode e deve ser combatida. Mas quando os os brasileiros e os ucranianos ilegais chegavam cá aos milhares, para trabalharem nas obras do regime, já não era grave...Agora que os portugueses voltaram a emigrar, por falta de condições em Portugal, talvez devessemos exigir o mesmo aos outros países: portugueses de volta, já!
Enviar um comentário