segunda-feira, maio 19

EUROPEU DE FUTEBOL

Hoje começou, com a concentração da selecção nacional em Viseu, a fase final do Europeu de Futebol. Este vai ser o assunto que mais intensamente vai ser discutido nos próximos tempos; que mais espaço mediático ocupará; que mais apaixonará os portugueses, quiçá, a maioria.

Não há nada a fazer e os que abominam o tema que passem à frente. Para começar Portugal vai defrontar, na chamada fase de grupos, as selecções da República Checa, Turquia e Suíça. A tarefa é mais difícil do que à primeira vista parece.

No ranking mundial da FIFA a selecção com a melhor posição é a República Checa (6ª), seguida de Portugal (9ª), Turquia (25ª) e Suíça (48ª). Há, no entanto, um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença: a fase final deste europeu joga-se na Suíça e na Áustria. Portugal terá que superar, para se qualificar, além da República Checa, a selecção da casa que, segundo a tradição, é uma tarefa muito difícil. Já para não falar da Turquia …

Conclusão: Portugal precisa, absolutamente, de ganhar o primeiro jogo, dia 7 de Junho, com a Turquia. Caso contrário ficará com pouquíssimas hipóteses de se qualificar.
.

Sem comentários: