segunda-feira, maio 12

FUTEBOL - A SELECÇÃO NACIONAL


A notícia do dia é a convocatória de Scolari apesar das convocatórias de Scolari já terem deixado de ser notícia. Dizem que são demasiado previsíveis. E são. Mesmo assim desta vez deixou de fora Maniche e Caneira e convocou Postiga, vá lá saber-se porquê, e Jorge Ribeiro, Moutinho e Miguel Veloso (aplausos!). O tema é pouco estimulante para uma parte dos meus amigos que me encontram neste espaço. Mas tenham paciência que este tema me apaixona.

Somos um país pequeno e pobre com um futebol pequeno e pobre. O facto é fácil de reconhecer para quem acompanha estas coisas nas notícias de todos os dias. Mas a selecção nacional, por contraste, é grande e rica pois é feita à base de emigrantes que, na sua maioria, também eram pequenos e pobres antes de emigrarem. O futebol – gostemos ou não - tem este sortilégio muito especial. É democrático. Expõe à vista de todos a ascensão social de jovens que à força do seu talento, e muito trabalho, alcançaram o sucesso. Expõe à sociedade as virtudes da simbiose entre o individualismo e o colectivismo. É um jogo complexo de gestos técnicos moldados pelo pensamento intuitivo. Um por todos, todos por um.

A beleza da força em movimento - a entrada de cabeça de Ronaldo naquele jogo recente - e a força da beleza dos gestos nobres - o golo que o jogador do Desportivo da Corunha se recusou a marcar na baliza do Levante quando os seus jogadores pararam em protesto. É um negócio com espectáculo dentro. Um jogo jogado, salvo o guarda-redes, com os pés, o corpo e a cabeça, as partes mais inábeis para alcançar o fim em vista. E, mais do que tudo, o futebol é imprevisível nos resultados, ao contrário das eleições em ditadura.

Não acredito já no Sr. Scolari. Acomodou-se, ganhou ar de burocrata, parece displicente e obrigado pela família ao sacrifício de ficar por cá. Mas acredito que as selecções, como as nações, precisam da energia criadora dos seus melhores para vencer. Sei que os jogadores que Scolari, inevitavelmente, seleccionou são dos melhores do mundo. E foi ele, honra seja feita, que criou a mística da selecção que até pode empatar ou perder mas nunca perde a esperança de dar a volta por cima.

O povo de um país pequeno e pobre pode, hoje, dar-se ao luxo de acreditar que pode ganhar sempre. Dizem os puristas que é alienação. Seja! Mas os adversários, hoje em dia, temem-nos e dá-me gozo ver jogar a selecção!
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também podia ter deixado de fora o Nuno Sousa? do Benfica
para nomes sou terrível

Marta do claras, explicada a mudança de nome ontem em post