sábado, março 28

Clarice Lispector

No dia 31 de Março estreia no Chapitô, a peça teatral "Que Mistérios tem Clarice" que aborda a vida e obra de uma das escritoras brasileiras mais emblemáticas do século XX. Com esta peça, Rita Elmôr recebeu a indicação para o prémio Shell de melhor actriz no ano de 1998.

A seguir, nos dias 1 e 2 de Abril, realiza-se na Casa Fernando Pessoa um colóquio sobre a escritora que contará, entre outros, com a presença da Profª Nadia Gotlib (Universidade de São Paulo) - autora da fotobiografia de Clarice da qual foram retiradas as imagens que compõem a mostra "Clandestina Felicidade" que poderá ser vista de 01 de Abril a 15 de Maio também na Casa Fernando Pessoa - e do Prof. Carlos Mendes de Sousa (Universidade do Minho), especialista em literatura brasileira, autor do livro: Clarice Lispector. Figuras da Escrita.

Como um recital, o espectáculo "Que Mistérios tem Clarice" reúne fragmentos de contos, entrevistas, cartas, reflexões e crónicas da autora. A peça busca as vivências mais quotidianas da escritora que tinha uma extraordinária capacidade de abordar o universo feminino a partir das suas próprias experiências.Rita Elmôr ressalta que a peça destaca textos onde Clarice falava sobre si mesma, a sua relação com a família e com o ato de escrever.

Confissões explícitas nos seus relatos escritos entre 1968 e 1973.

A encenação de Luiz Arthur Nunes, foi centrada no texto e privilegiou a palavra. A montagem se propõe a levar o espectador numa viagem imaginária para dentro da casa da escritora, conversando com ela, compartilhando momentos íntimos e desfrutando de sua inteligência, delicadeza e ironia, num clima de mistério e fantasia.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com um trabalho incrivel da Cristina Elias.
MM