quarta-feira, fevereiro 25

EM DEFESA DO OPEN DE PARAPENTE DE LINHARES

O Open de Parapente de Linhares da Beira foi abordado no FORUM VOO LIVRE e numa entrada no absorto, de autoria de Pedro Pedrosa, dando notícia que os parapentistas teriam de começar a pagar por cada aterragem que fizessem em Linhares da Beira. A ironia da questão está em que o terreno em causa só se valorizou pela existência do próprio parapente em Linhares e pelo afluxo de parapentistas e de visitantes-espectadores interessados. Na suposição de que a questão não se tenha resolvido convém esclarecer o seu enquadramento mais geral tomando a defesa daquela actividade por tudo o que ela representa de positivo.
A região da Beira Interior é uma das menos desenvolvidas de Portugal. O programa "Aldeias Históricas de Portugal" foi concebido, no início dos anos 90, para contrariar esse subdesenvolvimento.
Linhares da Beira, no Concelho da Celorico da Beira, é uma das Aldeias Históricas abrangidas pelo projecto. As intervenções físicas destinadas a reconstruir 10 Aldeias Históricas, da Região da Beira Interior, foram apoiadas por um programa designado PPDR, que já acabou, tendo permitido realizar uma obra notável.
O financiamento comunitário e nacional vertido neste projecto foi dinheiro bem aplicado mas a intervenção não está concluída. Nalgumas aldeias faltam obras, em quase todas faltam programas de animação que atraiam os visitantes e, certamente, faltam actividades económicas viáveis e criação de emprego. Não é pois um projecto concluído e todas as entidades, com responsabilidade, nele envolvidas, têm consciência desse facto.
O Open de Parapente de Linhares da Beira foi uma das mais antigas e emblemáticas actividades concebidas como âncora da animação para o desenvolvimento daquela região, constituindo um factor de atracção de visitantes, com a vantagem de ser uma actividade não poluente, amigável para as populações locais e dinamizadora da economia local, em suma, uma actividade estruturante de um modelo de desenvolvimento sustentável.
O mesmo se pode dizer da "CARTA DA LAZER DAS ALDEIAS HISTÓRICAS" e da "GRANDE ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS", actividades inovadoras na região que deram origem a actividades e publicações notáveis que só encontram rival em países, com grande tradição nestas actividades, como a França.
Quer o "Open", numa primeira geração, quer a "Grande Rota", mais recentemente, são actividades que apresentam uma relação custo/benefício altamente vantajosa para o desenvolvimento local e regional.

Desde o início dos anos 90, até 2003, o INATEL tomou a iniciativa de promover estas actividades, em parceria com as autarquias, com o apoio de técnicos entusiastas e competentes.
As dificuldades conjunturais, originadas pelos pequenos interesses locais, não podem servir de pretexto para lhes por fim. Estas actividades são verdadeiros e genuínos exemplos de promoção do desenvolvimento local e regional. O tal desenvolvimento sustentável de que tanto se fala e tão pouco se pratica.

Sem comentários: