sexta-feira, fevereiro 13

A NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DO DIA


"Governo agrava combustíveis


O preço dos combustíveis volta a aumentar a partir de segunda-feira. Esta subida resulta de um novo agravamento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) estabelecido numa portaria conjunta dos ministérios das Finanças e Economia, ontem publicada Diário da República, apenas dois meses após a última revisão, em 31 de Dezembro.

De acordo com aquela portaria, a carga fiscal sobre o gasóleo será agravada em 0,85 cêntimos, mais IVA, o que significa, na prática, uma subida de um cêntimo por litro. Já nas gasolinas o imposto sobe 0,60 cêntimos, ou sejam 12 tostões por litro.

As três maiores distribuidoras do mercado português - Galp, BP e Shell - já admitiram que estão a ponderar um aumento dos preços para os próximos dias, uma vez que esse é, dizem, o caminho lógico.

Os revendedores é que não conseguem encontrar lógica numa liberalização que resulta num sistemático aumento de preços. Em declarações ao DN, o presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Anarec) lembra que, desde 31 de Dezembro, o preço da gasolina já aumentou três escudos e vinte centavos por litro(...)" Diário de Notícias

O mercado, o sacrosanto mercado, em Portugal, não funciona como vem nos manuais de economia. Pensavam que isto é a América, ou quê? O mercado, por cá, é assim uma espécie de elevador que só tem um sentido - sobe, sobe...e não desce...Estranho é que se não ouça bulir uma voz do lado dos vários operadores de transportes, em tempos idos, tão buliçosos...

Sem comentários: