sexta-feira, outubro 8

Abandono Escolar

Em Abril passado publiquei no "Semanário Económico" um artigo com o título: "Abandono escolar – uma emergência nacional". Agora que o ano escolar está finalmente a arrancar em pleno, nas escolas públicas, vale a pena regressar a um dos temas mais importantes da política educativa em Portugal. Por isso aqui deixo os parágrafos iniciais desse artigo que pode ser lido na íntegra no IR AO FUNDO E VOLTAR.

"A Comissão Europeia divulgou um “projecto de relatório intercalar” acerca dos objectivos da “Estratégia de Lisboa” para os sistemas de educação e de formação na Europa. Esse relatório revela que, considerando os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, a “taxa média de casos de abandono escolar, precoce, na União é de 18,8 %”.

Surpreendente, ou talvez não, os dez países aderentes apresentam melhor desempenho que os actuais Estados membros da União com uma taxa de 8,4 %.

Outro facto relevante é que Portugal apresenta a mais alta taxa de abandono escolar da União Europeia com 45,5%. Ainda mais preocupante é o facto de Portugal (com a Dinamarca) ter invertido, a partir de meados da década de 90, a tendência para a melhoria deste indicador, encetada no início dessa mesma década."

Sem comentários: