sexta-feira, outubro 29

Um ano é muito tempo

Dizem-se palavras cada vez mais duras. Surgem apelos à revolta da pena de intelectuais, artistas, políticos e comentadores conceituados mesmo que deles, aqui e ali, discordemos.

Este clamor não tem paralelo nos tempos mais recentes. Talvez só se encontrem semelhanças nos confrontos do período pós revolucionário de 1975. Tenho dito, citando conversas que oiço no quotidiano: “um dia vai haver uma revolta popular”.

Não é preciso saber muito de economia, nem de política, para entender que a corda, se esticar mais, vai partir. Não são as medidas reformistas que indignam, mas as injustiças, os linchamentos públicos, a descarada partilha partidária do poder, as negociatas e a promiscuidade entre os poderes económico, político e mediático. Toda a gente já percebeu tudo.

A igreja já o denunciou a propósito do agravamento dos fenómenos de extrema pobreza. Todos os dias milhões de conversas e frases reproduzem, pelo país fora, sentimentos profundos de desilusão, amargura e desespero.

As eleições podiam ser um escape e uma resposta para retemperar a esperança perdida. Mas em tempo normal as próximas eleições – autárquicas – serão daqui a um ano. Mas um ano, nestas condições, é muito tempo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Very nice site!
»