terça-feira, outubro 5

"A mim, eu

Um estudante americano (positivista ou contestatário: já não consigo distinguir) identifica, como se fosse óbvio, subjectividade com narcisismo; pensa certamente que a subjectividade consiste em falar de si, para dizer bem. Isto por ser vítima de um velho casal, dum velho paradigma: subjectividade/objectividade. Todavia, hoje em dia, o sujeito toma-se noutro lado e a “subjectividade” pode regressar noutro ponto da espiral: desconstruída, desunida, deportada, sem amarras: porque não hei-de falar de “eu”, uma vez que “eu” já não é “mim mesmo”?
(…)
Por outro lado, não falar de si próprio pode querer dizer: eu sou aquele que não fala de si próprio; e falar sobre si próprio, dizendo “ele”, pode querer dizer: falo de mim como estando um pouco morto, assolado por uma leve bruma de ênfase paranóica; ou ainda: falo de mim à maneira do actor brechtiano, que deve distanciar o seu personagem: deve “mostrá-lo” e não encarná-lo, dando no seu débito verbal como que um piparote que tem por efeito descolar o pronome do seu nome, a imagem do seu suporte, o imaginário do seu espelho (Brecht recomendava ao actor que pensasse todo o seu papel na terceira pessoa).
(…)
Ao dizer, acerca de alguém, “ele”, tenho sempre em vista uma espécie de assassínio pela linguagem, cuja cena completa, por vezes sumptuosa, é o mexerico. (…) ”

"Roland Barthes por Roland Barthes" - 42
(Fragmento 1 de 1, pag. 18)

Edição portuguesa: "Edições 70"

Nesta página escrevi: “a viagem é mais do que um pretexto: santuário das relações, lugar de culto de uma nova forma de ser solidário e de marcar encontro com aspirações que se estão a esvair com uma rapidez e violência impressionantes.”

(O excerto original é excessivamente longo para um post, por isso este é um excerto de um excerto. Além do mais aborda um tema que tenho presente, como dilema, num conjunto de textos que estou a escrever, hoje, agora mesmo, na primeira pessoa, “eu”, e que hesito em publicar num registo que receio ser demasiado autobiográfico.)


Sem comentários: