sábado, maio 20

FARENSE/BENFICA

Posted by Picasa (ver foto ampliada)

Em 15 de Março passado iniciei a minha colaboração no A Defesa de Faro com este post . A propósito de um comentário de hoje, em adenda, aqui fica o texto original. Poucos momentos depois de, por coincidência, ter sido anunciado Fernando Santos como novo treinador do Benfica.

Uma das maiores alegrias da minha vida foi sempre o Farense. Vivi desde 1955
à beira do estádio de S. Luís e aproveitava todas as oportunidades para ver mesmo os treinos. Lembro-me dos rostos dos jogadores mais antigos como se os estivesse aqui na minha frente. O Vinueza, o Reina, o Queimado, o Ventura, o Rato, (guarda redes) o Tarro e tantos outros que as imagens antigas me ajudarão a decifrar. Mas eram equipas que andavam pela 2ª divisão, na melhor das hipóteses, pois parece que, à época, "o sistema" não permitia, salvo o Olhanense num período determinado, que qualquer equipa do Algarve subisse à primeira divisão.
A equipa representada na foto foi, sem dúvida, uma das melhores de sempre. À época já não vivia em Faro mas acompanhava à distância a sua carreira vendo alguns jogos disputados em Lisboa. Mas lembro-me destes jogadores todos dos quais destaco o Benje, um guarda redes fabuloso, o Mirobaldo, um goleador tecnicista elegante, que se fora hoje faria carreira num grande clube, o Sério, "carregador de piano", o Farias um "ala" de categoria, faltando aqui o Adilson que com Mirobaldo e o Farias, formavam um esquadrão de ataque temível que, soube agora, era designado como MFA.
Destes jogadores o que atingiu maior notoriedade, como treinador, foi o Manuel José, rapaz de Vila Real, um falso lento que colocava a bola milimétricamente à distância. É hoje treinador campeão africano. Que será feito de cada um destes jogadores verdadeiras glórias do Farense. Um dia quando o Farense se reerguer para fazer orgulhar o meu filho, que fiz sócio logo quando nasceu, alguém se lembre de homenagear os vivos e celebrar a memória dos desaparecidos. Eles são parte da história de uma cidade e região.
----------------------------------------------------

Comentario, tardio, deixado hoje, por J. Cabrita, na caixa de comentários de A Defesa de Faro:
Ah! Os jogos – e os treinos, concorridíssimos – do Farense no velho campo pelado de São Luís (mais tarde relvado, após a subida à 1ª divisão)! Que momentos inesquecíveis
viveu Faro por essas alturas! Uma mística autêntica envolvia a urbe e a sua equipa! Havia carinho autêntico, espontâneo, em redor desses jogadores, estimados como filhos da casa...!
Diz bem o Eduardo Graça – amigo e velho condiscípulo do Liceu de Faro, e vizinho de São Luís, e que muito gostaria de reencontrar (perguntava sempre por ti, a teu pai e a teu irmão Dimas, saudosos falecidos) –, naqueles tempos o sistema dificultava os voos mais altos das equipas sulinas... Mas tivemos equipas de grande gabarito, de raça e pundonor, que, hoje, pediriam meças às melhores equipas do nosso País.
Bons tempos para quem os viveu – e nós tivemos essa rara felicidade!Mas é preciso que a Fénix Farense renasça, com o mesmo espírito de sempre! Hoje, é mais complicado (o "deus" "mamon" manda e corrompe tudo...) mas... quem sabe...? Como dizia A. de Saint Éxupéry : "il y avaient des innocents qui savaient que les choses étaient impossibles... et pourtant ils les ont faites!"·
Abraços a todos os genuínos farenses – e um especial ao meu velho condiscípulo e amigo Eduardo Graça!

J. Cabrita
(Agradeço e retribuo com amizade.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
» » »