quarta-feira, junho 28

UM TRIO DE BARBA RIJA

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita: António Silva, Diomar Santos e António Marques.

A reportagem do jantar de extinção do MES, a 7 de Novembro de 1981, um facto longínquo mas original, ainda tem mais algumas fotografias interessantes. Este é um trio de barba rija, típico da época.

Os personagens fotografados estão activos e desempenham papéis interessantes na nossa sociedade. Bem hajam. Não sei se alguma daquelas barbas resistiu à passagem do tempo como é o caso da minha própria.

Um dia, como já contei uma vez, resolvi “dar o salto” escapando ao que julgava uma prisão iminente. Estávamos, está bem de ver, no tempo da ditadura. Isso mesmo: a ditadura. Mas o plano falhou e fui obrigado, após ter cortado a barba, a regressar à base.

Verifiquei ao vivo um fenómeno extraordinário: ninguém me reconheceu. Só fui denunciado quando na Esplanada da Estrela, o meu poiso habitual, pedi a “bica” ao empregado do costume. O homem olhou para mim como se estivesse a ver um fantasma. Afinal a voz era o sinal mais forte da minha identificação. A barba, não!

2 comentários:

Eduardo Graça disse...

Obrigado pela ajuda. Correcções à parte folgo pela barba.

Anónimo disse...

O barbudo da esquerda (com muito respeito), António Silva, além de ser um excelente dirigente na área económica e muito respeitado, representa acima de tudo uma referência para aqueles, mais jovens como eu, que ao fim de alguns anos aprenderam muito com ele.
É pena que não se produzam mais Antónios Silvas por este mundo: inteligente, integro, bem disposto e acima de tudo AMIGO.
Vivó António e a Revolucão.