sexta-feira, junho 2

Nem só do mar é feita a minha praia

Posted by Picasa Fotografia de Jérôme Sevrette (Le désordre des masses noires)

(…)
Nem só do mar é feita a minha praia
a vaga que vem vindo enquanto viva
e que fica na página na forma de palavra
palavra fotográfica de coisas
e condição de paz de pensamentos
Pedra a pedra construo o meu poema
e é nele que dos dias me defendo
Nada sei de emoções manipulo morfemas
e nas cidades sinto a solidão dos campos
Humano mesmo se demasiado humano
não peço ou posso privilégios de poetas
e desconheço a carne celebral de que careço nos
sonhos que me semeiam as semanas
cingidas de cidades sossegadas
onde só o silêncio é soberano
À arte dou o que devia à vida
vida que vai por mim contaminada
vida do largo da areia e do vento
Que as minhas palavras firam fundo
(…)

Ruy Belo
PEQUENA HISTÓRIA TRÁGICO-TERRESTRE
País Possível

Sem comentários: