sábado, junho 17

ACTUALIDADE POLÍTICA - 100 DIAS

Posted by Picasa Laetitia Casta

A moça, sempre atenta, assinala a passagem dos 100 primeiros dias sobre a tomada de posse do Presidente da República ocorrida, sem pompa nem circunstância, no dia 8 de Março de 2006.

Tempos atrás afirmei que li o seu programa eleitoral que é, no essencial, fundado nos princípios da social-democracia. O seu discurso de tomada de posse em nada altera a matriz do programa eleitoral. A sua acção política, até ao momento, não se desvia das bases programáticas a que obedeceu a sua candidatura à presidência.

Conheço alguns membros das casas civis e militar, consultores e adjuntos do PR. O chefe da casa civil, o Liberato, é um homem decente, sejamos justos, nada mau sinal. O David Justino é competente para a função (e mantém a tradição de haver na presidência sempre alguém que tenha sido do MES). O Espada é um liberal em trânsito continuado da esquerda para a direita – apreciado por Mário Soares anos atrás – e adquiriu uma sólida cultura política.

Além do mais já escrevi acerca das minhas expectativas da magistratura presidencial de Cavaco. Não interessa, nesta fase, a Cavaco descolar do governo na justa medida em que não interessa ao governo descolar de Cavaco. Mas não tenhamos ilusões acerca da divisão dos campos. É só uma questão de tempo e, em consonância com a evolução da situação económica e social, abrir-se-á o conflito entre Belém e S. Bento. 100 dias é só o tempo mínimo para os adversários se reconheçam nos respectivos papéis!

1 comentário:

Anónimo disse...

What a great site
» » »