quinta-feira, novembro 23

VW

Posted by Picasa Imagem Daqui

A VW anunciou, recentemente, a supressão de muitos milhares de postos de trabalho. São as vicissitudes de uma crise provocada pela depressão do mercado automóvel na Europa que evidencia a sobre-capacidade de produção instalada.

Ao contrário de uma imagem que tem transformado, à luz das suas opiniões públicas, os países do sul em vítimas dos processos de “deslocalização” as decisões da VW mostram como a crise atinge o próprio centro da Europa.

A realidade aí está para o comprovar: nos próximos 3 anos a VW vai suprimir 20.000 postos de trabalho na Alemanha e, na Bélgica, vão ser suprimidos 3.500 e 4.000, passando o modelo Golf a ser produzido na Alemanha.

Talvez estas notícias, deprimentes para alemães e belgas, afinal os cidadãos que habitam os países que são o centro do centro da UE, contribuam para que a Europa se reconheça como uma entidade que já não é, simplesmente, um somatório de nações.

O impacto desta política também se sentirá nas fábricas da VW no Brasil, Pamplona (Espanha) e Palmela mas, ao que tudo indica, a fábrica localizada em Portugal será aquela que menos sofrerá.

A razão é simples: o “Sharan” e o cabriolet “Eos” são exclusivamente fabricados em Palmela e será muito difícil “deslocalizar” a sua produção para qualquer outra fábrica da VW. Mas a esta razão deve ser acrescida a acção da “Comissão de Trabalhadores”, que foi capaz de negociar acordos realistas, e o próprio empenhamento político do governo português.

A ver vamos …

Sem comentários: