sexta-feira, maio 18

SONDAGEM : PS AINDA MAIS NA FRENTE!


A sondagem divulgada hoje é da universidade católica e, apesar de ser uma sondagem, deve causar a maior perplexidade a muita gente. É que o PS cresce em intenções de voto face aos resultados das legislativas de 2005. Sempre se pode argumentar que a sondagem é falsa ou, pelo menos, que os seus resultados são manipulados. Mas esta tese confronta-se com o facto da entidade que realizou a sondagem ser credível.

Bom, o melhor é desvalorizar. Estamos a mais de meio do mandato do governo e ainda ontem foram tornados públicos dados do desemprego que lhe são desfavoráveis. O segredo da bondade da sondagem para o PS pode estar, então, no facto de serem escamoteados os dados da realidade e caímos, de novo, na tese da conspiração.

Mas admitamos que a sondagem, embora sendo uma sondagem, corresponde ao que das sondagens se espera: uma tendência, a medida das expectativas dos cidadãos… Bom, então podemos chegar a uma interpretação possível: uma parte da opinião pública não gosta das medidas do governo mas acha-as inevitáveis e necessárias. Não morre de amores pelo PS mas não lhe enxerga qualquer alternativa credível.

A solução para inverter este estado de coisas só poderá resultar da conjugação de dois factores: o PS perder coesão interna, contaminando o governo de incoerência, e o PSD mudar de liderança, ou seja, acelerar a queda de Marques Mendes. O problema está na conjugação dos factores pois não serve de nada o PSD mudar de liderança sem que o PS, e o governo, vacilem na concretização das políticas que prosseguem.

Como aconteceu com o PS, na longa travessia do deserto entre 1985 e 1995, com dois Secretários-gerais que nunca alcançaram a maioria que lhes permitisse aceder ao governo – Constâncio e Sampaio – mais vale à oposição não gastar munições em vão. É aguentar até passar “o mau tempo” … pode parecer mentira mas é verdade!
.

Sem comentários: