terça-feira, dezembro 6

CAVACO 0 - ALEGRE 0

Posted by Picasa "Um Pais abandonado" – Fotografia de Hélder Gonçalves

Aquilo não foi um debate. Foi um dueto. Uma chatice. Um monólogo a dois. Um formalismo frustrante.

Os candidatos pareciam estar a omitir todas as opiniões que pudessem susceptibilizar o adversário. Cheios de mesuras e de implícitas cumplicidades. Cavaco parecia dizer a Alegre para se portar bem pois, dessa forma, aumentaria as hipóteses de passar à 2ª volta. Alegre retorquia com vénias ao putativo e venerando Chefe de Estado.

O verdadeiro protagonista daquele debate foi, na verdade, Mário Soares.

Quem tenha assistido a um só debate BUSH-KERRY deve ter sentido o que eu senti: este não foi um debate, mas uma troca de galhardetes.

Espero sinceramente que Soares não se deixe cair nesta armadilha. É visível, logo nos primeiros comentários a este debate, a tentativa de confundir educação com sonolência democráticas. Os debates não servem para nada se não mostrarem as diferenças de opinião entre os candidatos.

Um candidato de esquerda (Alegre) está de acordo com tudo o que o candidato da direita (Cavaco) defende e vice-versa. Ali estiveram os dois nacionalistas. Cavaco, o nacionalista de direita. Alegre, o nacionalista de esquerda. Pareceu-me até o nacionalismo de Alegre mais vincado.

Alegre parece ter caído na ilusão de que pode ir buscar votos à direita ou mesmo à extrema-direita. Alguém o deve ter convencido que vai ter mais do que uns 8%!

Cavaco esteve igual a si próprio com uma diferença significativa: afirmou, a respeito de vários dossiers (Ota, por exemplo) assumido desconhecimento. Dessa forma evita tomar posição. Alegre seguiu-lhe os passos e repetiu, até à saciedade, referencias às virtudes da Pátria portuguesa.

É capaz de ser esta a táctica mais eficaz para ambos. Mas fica-se com a sensação que, como diz o povo, são todos iguais.

É triste ter de reconhecer que qualquer um serve para Presidente! Resultado final: Cavaco 0 – Alegre 0.

1 comentário:

Carlos Alberto disse...

Cooperação Estratégica, diz Cavaco.
Que sim, diz Alegre, pois o que os ume é o ódio a Soares.

O que move Alegre.

O que faz mover Alegre, não é derrotar Cavaco, pois como os seus próprios apoiantes afirmam "Cavaco vai ser Presidente da Republica” ver no Independente. O que o move, neste momento é apenas querer ficar à frente de Soares na 1ª volta.

Debate, não. Foi uma alegre e amena cavaqueira

O debate de ontem à noite, deveria ter decorrido, por comparação, como se fosse um jogo de futebol. Jogo esse, em que uma das equipas (Cavaco), partia em vantagem em golos marcados, e outra (Alegre) necessitava de marcar, para poder seguir em frente. O que eu vi, foi que a equipa que deveria estar ao ataque, remeteu-se à defesa, a outra satisfeita com o andamento do jogo, limitou-se a gerir o resultado, sem grande esforço.

Quando, finalmente, deveria ser contundente, jogando ao ataque, Alegre foi uma desilusão, pela benevolência em relação ao adversário. Parece que Alegre só sabe ser contundente para atacar aqueles com quem conviveu, durante 30 anos, e que agora por questões de táctica politica quer renegar. Afinal, alguém sabe que diferenças marcantes existem entre Alegre e Cavaco Silva? Eu não! É problema meu com toda a certeza.

Tendo em conta o espírito que parece reinar nas hostes do candidato Alegre, e como um apoiante de Alegre dizia no Independente, deste fim de semana, “Cavaco vai ser Presidente da Republica” – A direita lhe agradecerá a entrega da Presidência ao Sr. Cavaco Silva.