sábado, dezembro 24

POLÍTICA

Posted by Picasa Não vi o debate Soares/Cavaco. Deveres de amizade o impediram. Ouvi e li alguns comentários. A direita política, ideológica e dos interesses rejubila porque Cavaco não desmaiou. Aguentou as críticas duras de Soares. Dizem que foi até compassivo com ele!

A política vista do lado das direitas, hipocritamente, ajuntadas em torno de Cavaco, é a encenação de um baile de gala pelo resgate da grandeza da Pátria, em crise, que encobre o desejo de vingança dos derrotados das legislativas passadas agora arredados, à força, da liça.

O patriotismo de direita, encarnado por Cavaco, denegrindo os partidos, é um espectáculo triste, um exercício tortuoso de cinismo, representado por um actor que não é personagem.

O prócer Cavaco vitupera, pelas costas, as críticas de Soares porque detesta os partidos, a política e, no fundo, o combate democrático. A democracia para Cavaco é uma espécie de diálogo dos silêncios.

Soares, democrata, expondo seus vícios e virtudes, diz na cara do adversário o que pensa, com a coragem que não há no outro lado, honrando a política, enobrecendo o seu papel na hora das grandes decisões para o futuro da comunidade e da Nação. Com ele havemos política.

Sem comentários: