terça-feira, dezembro 6

ROLAND BARTHES

Posted by Picasa Fotografia daqui

Roland Barthes – “L´empire des signes” – Seuil – Setembro de 2005. (Livro acabado de sair, edição de bolso, bem cuidado).

Inicia com um texto muito apropriado ao meu dilema na relação entre imagens e textos neste blogue: “ Le texte ne “commente” pas les images. Les images n´”illustrent” pas le texte: chacune a été seulement pour moi le départ d´une sorte de vacillement visuel, (…)

(2 de 4)

3 comentários:

nomadez disse...

Bom ver essa citação de Barthes, e as menções a Char... faz lembrar um pouco de considerações de Foucault sobre Char, e sobre as relações entre imagens e palavras...

Anónimo disse...

Caro Eduardo Graça: Citação desconhecida, mas que vem coincidentemente no momento exacto, dias depois de ter proposto a amigo cearense para "trabalharmos textualmente" uma série de fotos que dele fiz no passado domingo, o que foi aceite. Sua citação abriu-me hoje o apetite para voltar a Barthes. Nunca lhe disse a você (não o conheço pessoalmente), mas admiro muito seu blog e a sua postura ética. Abraço. António Alegria

Eduardo Graça disse...

Obrigado António Alegria.As suas fotos sempre me encantaram. A citação consta da epígrafe do livro referido: "L´empire des signes", obra de 1970, mas que retirei de uma edição acabada de sair. Curioso como à saída do local da compra, em Paris, a empregada ter-se referido ao prazer que sentia por vender esta reedição em formato de bolso que tinha desaparecido do mercado. No histórico deste blog encontrará uma série de excertos, sublinhados na minha juventude, da obra "Roland Barthes por Roland".
Barthes.
Abraço.