quinta-feira, outubro 19

ACORDO NA VW

Posted by Picasa Imagem Daqui

Acordo na Autoeuropa

Trabalhadores aprovaram pré-acordo laboral - Os trabalhadores da fábrica de automóveis Autoeuropa, em Palmela, aprovaram hoje, com 62,2 por cento dos votos favoráveis, o pré-acordo estabelecido a semana passada com a administração da empresa.

"Trata-se de um acordo muito importante porque vai criar condições para a vinda de um novo veículo (o sucessor da Volkswagen Sharan), viabilizando a continuidade da fábrica por mais dez anos e a criação de mais três mil postos de trabalho", disse o coordenador da Comissão de Trabalhadores, António Chora.

[O outro lado da luta dos trabalhadores, neste caso, da indústria. É interessante verificar que têm ocorrido, com frequência, acordos entre entidades patronais e trabalhadores em diversos sectores da indústria ao contrário do que tem acontecido na maioria dos sectores da administração pública. O país, no entanto, é o mesmo.]

2 comentários:

Aldina Duarte disse...

O país é o mesmo, mas os seus "administradores" estatais não negoceiam nada com trabalhadores...?

Até sempre!

Eduardo Graça disse...

A questão é pertinente. O que eu quero realçar é o facto de ser possível concretizar acordos envolvendo o mundo patronal e o mundo do trabalho. Ou seja, partindo do princípio que os conflictos são inevitáveis, quando se confrontam interesses divergentes, há um mundo de possibilidades de realizar acordos e não só um mundo de conflictos. O caso da VW é paradigmático pela importância daquela unidade de produção na economia nacional e pelo acordo ser de longo prazo.