domingo, outubro 1

RELAXAR

Posted by Picasa Fotografia de Ernesto Timor

Ressonância de 1 de Outubro de 2004. Nesse dia publiquei quatro posts, um número acima da média, com a curiosidade de retratarem, quase na perfeição, o perfil do blog como eu o encarava na época que, na sua essência, ainda se mantém. Política, Sociedade, Poesia e Quotidiano. Só falta Camus …

Política. Uma breve referência ao congresso do PS que, em Outubro de 2004, encetava a era Sócrates. O vaticínio estava correcto.

“Teve início o Congresso do PS. Os discursos iniciais são marcantes. Dispenso-me de comentar os rostos cansados das primeiras filas. Sócrates tem todas as condições para ser um vencedor. A personalidade dos líderes é muito importante na luta política. A batalha da comunicação já ele ganhou. Agora falta definir a política. É aqui que bate o ponto.”

Em vésperas de novo Congresso do PS a liderança vai sair reforçada e a política do governo de maioria, com uma ou outra voz crítica, vai ser referendada. Hoje ainda há menos margem de manobra para a afirmação de qualquer tendência verdadeiramente alternativa à actual liderança do PS. É um assunto fechado, pelo menos, por mais dois anos.

Sociedade. Referência à publicação, nesse mesmo dia, de um artigo versando o tema da imigração. Intitulava-se: Imigração – "O problema Social Mais Grave da Europa". Mantém plena actualidade.

Poesia. Publicação de um poema de António Gedeão: “Aurora Boreal”. Belíssimo.

Quotidiano. A descrição de duas “corridas” de táxi em Lisboa. A coincidência dos seus protagonistas, “taxistas”, serem “entrados” - na idade - mas novíssimos no ofício e um conselho ao humaníssimo Bagão Félix: “Aconselho vivamente o Dr. Bagão Félix a tomar, de vez em quando, um táxi, a andar a pé na rua, a viajar na cidade. Assim poderia afinar com mais perfeição os seus discursos de defesa dos pobres e desprotegidos. E a perceber a cor da bonomia que esconde, envergonhada, o vermelho da indignação e da revolta.”

1 comentário:

Anónimo disse...

PORTO, 2006.10.01
Viva.
Parabéns pela dedicação intensa a este espaço, onde os assuntos
"Política, Sociedade, Poesia, Quotidiano e Camus" são abordados com coragem e dignidade.
Estou neste blog de pedra e cal.
JS