sexta-feira, junho 15

O AEROPORTO DE LISBOA E O PROGRAMA DO GOVERNO

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

No recato das suas poltronas os comentaristas observam a realidade e emitem opiniões que, muitas vezes, marcam a agenda política. Alguns comentaristas são jornalistas, outros são políticos, outros são técnicos, ou consultores, com interesses directos nas matérias em discussão.

Quando se ouvem certos comentaristas, como José Pacheco Pereira, no programa “Quadratura do Círculo”, reclamar a demissão do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, pelo facto de ter sido aberta a porta para a viabilização de uma nova localização para o aeroporto de Lisboa, em Alcochete, não tem sido suficientemente lembrado que a localização do novo aeroporto na OTA faz parte do programa do governo.

Ora, desta vez, contra todo o bom senso político, ética e verdade, os críticos do governo penalizam-no pelo facto de cumprir as promessas eleitorais e não pelo seu contrário. Seria de esperar da parte do governo que defendesse outra localização senão aquela que está inscrita no programa do governo?

Localização que, aliás, está inscrita nos programas de todos os governos, pelo menos desde 1999, passaram 8 anos, para cujo estudo já foram gastos milhões de euros, apresentadas candidaturas a apoios financeiros comunitários e criadas expectativas nos agentes económicos e na sociedade civil.

De vez em quando é necessário ir às fontes e repor a verdade dos factos o que, apesar de todas as aparências em contrário, numa sociedade organizada, é o que conta para julgar a acção dos governos. Quero dizer que o que terá que ser muito bem explicado ao país é uma eventual mudança da localização do novo aeroporto de Lisboa para fora da OTA. Pela simples razão de ser este o compromisso político do governo para com os eleitores.

* Do Programa do Governo
.

Sem comentários: