quarta-feira, janeiro 14

O PATRIARCA TEM QUE ESCLARECER

Pensava eu que Portugal era um dos países da Europa com maior capacidade de aceitação das diferenças, incluindo as religiosas, mau grado o cinismo que encobre certas formas de aceitação das diferenças; pensava eu que conhecia o patriarca de Lisboa como um homem aberto às diferenças e ao diálogo, tolerante perante todos os perigos que sempre acompanham os audazes; pensava eu que Portugal era um país que se podia ufanar de contar com um líder da Igreja Católica afável no trato, clarividente nas ideias e moderado na apreciação das outras religiões. Não creio ter-me enganado. Espero que o Patriarca esclareça, de viva voz, perante os portugueses, e o mundo, o que quis dizer pois não deve ter cuidado o suficiente a expressão do seu pensamento.
.

7 comentários:

Lmatta disse...

Acho que sim
beijos

Anónimo disse...

Donde se prova que não é só o Islão que é intolerante. São todas as religiões, como é óbvio.

Anónimo disse...

O que ele disse é verdade...

... todos sabemos como "as coisas se passam" e os casos humanos vividos por muitas mulheres que casam com muçulmanos...

... O maior especialista em Estudos Islâmicos em PT, reconheceu isso mesmo (relacionando, ainda, as palavras do Cardeal mais com questões culturais).

... claro que na nossa cobardia, atacamos quem nos não ataca (Igreja) e metemos "o rabinho entre as pernas" quando os islamitas decapitam/mutilam/lapidam...

... fortes com os fracos... fracos com os fundamentalistas...

... tuga way of life..

O Micróbio II disse...

Quem fala verdade não merece castigo. Toda a gente fala em intolerância nas suas palavras mas curiosamente ainda ninguém referiu as falsidades de tais afirmações... ainda há muita gente que prefere o "politicamente correcto" para não levantar muitas ondas.

Anónimo disse...

O Cardeal Patriarca está sempre a tempo de se redimir: basta que chame a atenção para as 53 mulheres mortas por violência doméstica em Portugal no ano passado.
Isto, sendo os portugueses um "povo de brandos costumes"... Olha, se fossemos como os muçulmanos!?

Unknown disse...

desculpe mas o patriarca foi traido pelo pensamento não pela voz.

C.C. disse...

A cem por cento com o autor do poste.
Mas não me parece que o Sr.Cardeal Patriarca venha a esclarecer seja o que for.Às perguntas da jornalista sobre homossexuais,termina a conversa a dizer:«...nós estamos mais informados do que pensa...»Uma nítida fuga ao assunto.