terça-feira, janeiro 6

ÀS VOLTAS COM UMA ENTREVISTA


Ontem vi a entrevista do primeiro-ministro na SIC. Ao contrário do que já ouvi não acho que a agressividade dos entrevistadores tenha algo de criticável. A vida de primeiro-ministro é sempre dura e ainda mais dura numa época de crise e na véspera da divulgação da previsão de que Portugal, em 2009, entrará em recessão se não entrou já em finais de 2008. Esta é uma daquelas épocas propícias aos maiores ódios e ressentimentos que despontam nas frinchas abertas pela frustração de expectativas.

Nestas circunstâncias o que marca a entrevista de Sócrates é a sua capacidade em manter, no essencial, a linha de um discurso político coerente deixando duas marcas fortes que são essenciais para o futuro da apreciação política dos méritos do governo maioritário do PS e do próprio primeiro-ministro:

1) Este primeiro-ministro quis mostrar que não foge às dificuldades, nem deserta do seu posto, ao contrário do que aconteceu com outros primeiros ministro no passado recente da nossa democracia; poder-se-á dizer, à maneira popular, que é “teso e hirto” o que, valha a verdade, é o que povo mais aprecia e uma parte das elites detesta;

2) Este primeiro-ministro quis mostrar que, numa situação de profunda crise do sistema financeiro e da incerteza generalizada acerca do futuro da economia, a nível global, não vacila em defender as políticas do seu governo, em todas as áreas, não deixando cair ministros e ousando, à distância, pedir uma nova maioria absoluta dando-se ao luxo de argumentar, o que nunca ouvi a qualquer outro primeiro-ministro, que não poderia deixar de a pedir pois o contrário seria reconhecer a sua própria fraqueza. (por palavras minhas.)

É claro que sem a agressividade dos entrevistadores não seria possível que se destacassem, além do mais, as palavras amáveis dirigidas a Manuel Alegre e uma abertura, que parece inevitável, à esquerda a começar pela arrumação do próprio PS. Até onde chegará esta intuição? É o que vamos ver nos próximos meses.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Palavras amáveis a Manuel Alegre?
Eu diria, puro oportunismo político de quem necessita de Manuel Alegre e dos seus apoiantes, dentro ou fora do PS, para que estes não criem outro partido ou votem à esquerda nas próximas eleições. Essa é a única leitura possível.
Sócrates é um político de direita e, caso perca a maioria absoluta, ou foge ou fará sempre coligações à direita. Nunca à esquerda. Não perceber isto é ser naíve.

addiragram disse...

Eu distingo agressividade( e essa,quando bem integrada, é fundamental) com técnica sistemática de "curtecicuito" do discurso,que aproximo mais de técnicas "caciqueiras"que, a meu ver honram pouco jornalistas de qualidade.
Quanto a Sócrates concordo inteiramente com o comentador anterior.