terça-feira, janeiro 18

A Justiça Enclausurada na Casa do Gaiato

Reproduzo duas notícias: a primeira de 18 de Novembro de 2004 e a segunda de hoje, 18 de Janeiro de 2005, referentes à situação da “Casa do Gaiato”.

Dois meses de diferença. Na primeira a imagem pública de uma instituição, prestigiada e com história, é lançada na lama por um relatório da Inspecção-geral da Segurança Social. Na segunda o Ministro assegura que a “dignidade da instituição vai ser reposta”.

Algumas perguntas:
-Quem foi o ministro que mandou efectuar a referida auditoria?
-Quem foi o Inspector-geral que aprovou o relatório final da auditoria que deu origem à primeira notícia?
-Quem é a relatora do dito relatório?
-Quem divulgou para a comunicação social o teor do referido relatório?
-O que mudou de essencial, em dois meses, para transformar a “Casa do Gaiato” de um “inferno”, pelo menos num “purgatório”, ou mesmo num “paraíso”?
-Que consequências vão ser retiradas pelo governo face aos danos provocados na imagem pública da instituição e na honorabilidade dos seus responsáveis?

NOTÍCIA DE 18 DE NOVEMBRO DE 2004
«Clausura» e «repressão» na Casa do Gaiato

"Uma auditoria da Inspecção-Geral da Segurança Social à Casa do Gaiato conclui que nesta instituição as crianças e jovens vivem um clima de «clausura» e «repressão», agravado por sérios indícios de maus-tratos.

A auditoria da Inspecção-Geral da Segurança Social à Casa do Gaiato está concluída e as conclusões, divulgadas esta quinta-feira, pelo jornal «Público» são devastadoras para a obra do Padre Américo.·No relatório lê-se que na Casa do Gaiato vive-se um clima de «isolamento, clausura e repressão», agravado por sérios indícios de maus-tratos. A relatora recomenda que todos os menores sejam retirados do local."


NOTÍCIA DE 18 DE JANEIRO DE 2005
Eventuais maus-tratos na Casa do Gaiato «pontuais»


"O ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, considerou que os eventuais maus-tratos na Casa do Gaiato são «pontuais» e defendeu que, em menos de um mês poderá ser levantada a proibição de envio de crianças para esta instituição.

Fernando Negrão na visita que efectuou, esta terça-feira, à Casa do Gaiato, em Paços de Sousa, Penafiel, deu um «voto de confiança» e prometeu que a dignidade da instituição vai ser resposta."