segunda-feira, janeiro 24

O Púlpito e o Santanismo

Ouço Santana a falar no púlpito adornado com a palavra Competência. A imagem ressoa a falso. A personagem não se encontra a si própria. A mensagem é reduzida a uma espécie de diálogo do candidato consigo próprio. Cada um que se amanhe na decifração da mensagem. Não há memória de um personagem como Santana na política portuguesa contemporânea.

Estou a ler “Portugal Hoje – o medo de existir”, um livro breve, mas cristalino, sobre o ser português, de José Gil, que a certo passo escreve:

“O que é próprio do santanismo, com toda a sua avidez pelo controlo dos meios de comunicação social, não é trazer a vida para o palco mediático, mas moldar a vida à imagem, os comportamentos ao capital de mediatização, produzir acontecimentos cuja importância se deverá medir pelo seu grau de eficácia mediática.” (…)

“A sua falsa “leveza”, no entanto, permite muita estratégia obscura, muito menos leve de poderes económicos e de eminências pardas que eventualmente imporiam políticas de controlo desastrosas. Tão desastrosas que podem levar a formas insuspeitadas de autocracia política ou de ditadura mediática no seio da democracia.


Se não afastarmos agora o nevoeiro que ameaça novamente toldar o nosso olhar, poderá ser demasiado tarde quando nos apercebermos que, sem dar por isso, nos encurralaram num beco, por um período indeterminado. Não pelo regime santanista, que pode ser breve, mas por outro qualquer que aproveite uma série de circunstâncias (económicas, sociais, psicológicas) para operar uma derrapagem da democracia para um sistema autocrático de tipo desconhecido.”


Verdadeiramente preocupante, senão mesmo assustador!

Sem comentários: