domingo, fevereiro 13

Humberto Delgado

Humberto Delgado – Em Memória

Para alguns será estranho que haja quem tenha necessidade de participar, intervir, comunicar. Para muitos, entre nós, sempre existe a tentação de associar a ocupação de um pequeno ponto do “espaço público” com a ideia de querer obter vantagens ilegítimas.

Lembro-me, no tempo da ditadura, de um escaparate, embutido numa parede, em Faro, onde era afixado, todos os dias, o jornal República. Aqueles que o afixavam queriam o quê? Ocupar o poder? Dar nas vistas?

Lembro-me da epopeia do General Humberto Delgado que se ofereceu em sacrifício para resgatar Portugal da ditadura. Que quereria ele? Mostrar a sua vaidade? O poder pelo poder?

Contou-me uma amiga, que acerca dele fez uma pesquisa, que Delgado, na clandestinidade, esteve alojado num quarto no Porto, frente a uma esquadra de polícia. E que se barbeava com o olhar nela poisado podendo, com facilidade, ser visto. Sempre com a farda de general pronta a ser envergada em caso de necessidade.

Os seus detractores diziam (e dizem) que era doido! Mas nas eleições presidenciais de1958, desafiou de frente a ditadura, arrebatou multidões, perdeu (roubado) nas urnas, deu um exemplo de coragem.

Coragem, isso mesmo, sabem o que é? Em 1965, neste dia exacto, 13 de Fevereiro, foi assassinado pela PIDE.

O que leva os homens a rebelar-se contra a injustiça? Em dar a vida pela liberdade?

Sem comentários: