sábado, fevereiro 19

A Partir de Amanhã



Como hoje é dia de reflexão decidi reflectir. Serão uma série de textos relativamente longos. Acerca de temas que têm incidência na governação “a partir de amanhã”. Uns mais estruturados, resultantes de estudo prévio, outros mais especulativos, provindos de ideias e experiências concretas. Publicados espaçadamente.

Deles fixarei aqui as primeiras linhas. O primeiro versa sobre o desemprego. Pode ser lido, na íntegra, no ir ao fundo e voltar.

Desemprego é uma palavra pesada. Na linguagem dos liberais já devia ter sido riscada do dicionário. Ela arrasta a ideia de emprego. Talvez tenha, para os liberais, a desprezível ressonância de “emprego para toda a vida”. A ideia de constância e não de temporalidade. A ideia de permanência e não de ocasião. O presságio de uma realidade que se afasta da ideia de trabalho temporário. O fantasma da rigidez dos custos e da não flexibilidade. A imagem da instalação fabril, associada a um espaço físico e comunitário, a não-deslocalização. Quando, no fundo, o que interessa é o trabalho! Mas não existe a palavra destrabalho. Nunca se diz de alguém que “ficou no destrabalho”.

Sem comentários: