domingo, fevereiro 27

Vítor Wengorovius



Fui hoje confrontado, longe de Lisboa, com a notícia da morte de Vítor Wengorovius. Aqui lhe deixo a minha homenagem. No percurso político comum que fizemos, em certo momento, constituiu-se um grupo que ficou conhecido como "O Grupo dos Cinco".

Hoje o Ferro Rodrigues lembrava-me que eu e ele somos os dois únicos sobreviventes desse grupo: os outros eram o Agostinho Roseta, o Afonso de Barros e o Vítor Wengorovius.

Reparo que os jornais publicam hoje nomes de dirigentes do MES que, em boa parte, não correspondem à realidade mas a uma imagem da realidade que se foi construindo, na comunicação social, ao longo dos anos.

Aqui deixo uma referência a Vítor Wengorovius num texto, elaborado a partir de um post publicado no absorto, que deverá integrar um livro, a editar em breve, no qual publicarei também a lista dos verdadeiros dirigentes (eleitos), fundadores do MES, da qual o Vítor faz parte:

"O mais vibrante activista do MES, oriundo do movimento católico progressista, foi o advogado Vítor Wengorovius.

Tendo desempenhado um papel determinante no movimento estudantil, aquando da crise de 1961/62, é um brilhante orador e conduziu-se, em todas as circunstâncias, como um hábil, infatigável e maduro negociador, capaz de gerar consensos e fazer pontes em todas as direcções.

Foi sempre prejudicado, nos planos pessoal e político, pelo seu excesso de talento para formular propostas e soluções de consenso e pelas manifestações do seu temperamento fulgurante.


A Nuno Teotónio Pereira e a Vítor Wengorovius devemos todos, os jovens quadros que se reuniram, desde os anos 60, até ao início da década de 80, em torno do MES, uma imensidade de ensinamentos, gestos de desprendida solidariedade e contagiante humanidade que jamais poderemos retribuir com a mesma intensidade e sentido de dádiva."


Fotografia de Helder Gonçalves

Sem comentários: