sábado, fevereiro 26

Termas de Manteigas

Vejo na Lusa uma notícia recorrente. Este projecto que eu conheço bem, é um atentado contra o ambiente, o desenvolvimento sustentável e o interesse público. A não ser que tenha mudado muita coisa desde a minha exoneração de Presidente do INATEL. Mas não mudou certamente. Pelo menos a água de que se fala e que é o mais valioso recurso que é preciso salvaguardar.

Em Outubro serão as eleições autárquicas. Espero que ninguém tenha a tentação de destruir uma obra moderna e consolidada – As Termas e o Complexo Hoteleiro de Manteigas do INATEL – por um “elefante branco” do qual resultará, mais tarde ou mais cedo, mais despesa pública sem a correspondente contrapartida de serviço público e de impulso ao desenvolvimento regional.

"Covilhã, 25 Fev (Lusa) - A Câmara de Manteigas está a estudar com a iniciativa privada a construção de um complexo lúdico-termal na vila, revelou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia.

O autarca lamenta, no entanto, "problemas provocados pela burocracia".
Segundo o edil, o investimento previsto "pode ascender a três milhões de euros e está previsto para terrenos junto às termas de Caldas de Manteigas, propriedade do INATEL".
"Queremos construir um espaço com tudo o que está ligado à água, em plena montanha", descreve.
Além das piscinas, "haverá zonas de descanso e lazer em plena água, diferentes tipo de banhos e espaços de hidroterapia", refere o autarca.
A área será complementada com serviços de restauração, comércio e diversão.
"O objectivo é conseguir com as termas cativar mais público, de outras faixas etárias e que não tenha apenas necessidades terapêuticas, mas também de lazer", sublinha José Manuel Biscaia.
Segundo o próprio, a obra está ainda "em fase de anteprojecto", sendo os detalhes acertados com privados com os quais o estudo está a ser desenvolvido.
Apesar de ambicionar arrancar com obras ainda até ao final do ano, o presidente da Câmara de Manteigas queixa-se de excesso de burocracia, que diz estar a atrasar o processo.
"Há um problema burocrático com a identificação de terrenos do INATEL que está a provocar um impasse junto de um dos investidores", descreve.
"Do ponto de vista burocrático, este processo tem sido um rosário de amarguras", classifica.
A estância termal de Caldas de Manteigas, propriedade do INATEL, é alimentada pelas nascentes da Fonte Quente, com água a 42 graus, e da Fonte Santa, com água a 19 graus.
As águas sulfurosas, captadas a 60 metros de profundidade, são indicadas para o tratamento de reumatismo, dermatoses, doenças das vias respiratórias e musco- esqueléticas.
Em pleno Vale Glaciário do Zêzere, as instalações das termas estão situadas a três quilómetros da vila de Manteigas.
LFO.