terça-feira, fevereiro 15

Votar: Um Bem Essencial

Gostei desta notícia do Compromisso Portugal. Muitos vacilam no momento da decisão. Estes doutos empresários não. Ao menos deram-se ao trabalho de cotejar programas. Dar-lhes crédito. Encontram neles confluência de propósitos.

Valorizam a maioria absoluta. Absoluta, ou seja, que suplanta o somatório de todas as minorias juntas. Mas que as não elimina nem apaga a luz da liberdade. Em democracia as eleições são a batalha rainha. Os seus resultados são sagrados. Votando escolhemos.

Devíamos sentir orgulho na democracia portuguesa. Que nos deu essa extraordinária oportunidade de escolher. Liberdade de escolher, quase limpa de atropelos e violências. E digo quase porque a pureza, em si mesma, não existe. Passaram mais de 30 anos e as escolhas, em democracia, sucedem-se. Ainda bem. Antes assim que a tentação da tirania.

Outra coisa são os detalhes.

De hoje até domingo decidem-se detalhes. Muitos reclinam-se no voto de protesto, seja branco ou colorido ou, em alternativa, ausentam-se justificando a abstenção pela descrença nas alternativas partidárias. É o juízo final dos que olham o poder à imagem da realidade ideal que não existe. Nem na sociedade nem na vida de cada um de nós.

Os que exigem ao sistema político democrático a perfeição são os mesmos que a não exigem a nenhum outro sistema, nem ao seu próprio sistema individual de comportamento. Todos sabemos que é assim. É um detalhe mas que não põe em causa o essencial: a participação cívica da maioria dos portugueses nas eleições.

Se para uma minoria de iluminados votar é um bem supérfluo para a maioria dos portugueses votar é um bem essencial.


Sem comentários: