quarta-feira, setembro 28

Os Eleitores São Todos Iguais


Fotografia daqui

Um dos acontecimentos mais notáveis desta campanha eleitoral para as autarquias é o surgimento de candidatos independentes que concorrem "contra" os respectivos partidos. São candidatos que estão a ser alvo de investigação e que, por via disso, são arguidos.

Um deles foi mesmo condenado (tendo recorrido) e o(a) outro(a) fugiu para o Brasil para se subtrair à chamada “prisão preventiva”. Aliás nasceu no Brasil e, ao que suponho, goza de dupla nacionalidade. A campanha eleitoral, não fora um debate televisivo que se resumiu a um não aperto de mão, está concentrada nestes quatro (4) candidatos independentes.

Nada de mais. O que surpreende é o facto de inúmeros comentadores e politólogos (policromos, dá-me aqui o corrector …) terem desatado a defender a tese do “mau eleitorado”. A tese é velha e encaixa na perfeição nas teorias, mais ou menos encapotadas, dos hodiernos detractores da democracia. Estão enganados.

Não existem eleitores maus e eleitores bons! Eleitores bestas e eleitores bestiais! Existem simplesmente eleitores. O que distingue a democracia de um qualquer arremedo dela é o princípio de os eleitores serem todos iguais. Pobres, ricos, brancos, pretos, cristãos, muçulmanos, homens, mulheres, direita, esquerda, centro, intelectuais, analfabetos, patrões, empregados, velhos, jovens, presos, doentes, entrevados, drogados, comparsas, tolos … Uma cabeça, um voto!

Ou seja toda a minha gente é livre de votar. O voto, em Portugal, não é obrigatório mas é secreto e universal. Algo em que a modernidade pegou de estaca. Algo em que somos desenvolvidos, modernos e exemplares.

Os eleitores são todos iguais. Os candidatos é que são todos diferentes. Os eleitores escolhem, não são escolhidos. Os candidatos, se a lei lhes dá a faculdade de concorrer, concorrem, são votados e correm o risco de ser eleitos. É a verdadeira soberania popular. Ponto final.

Não estraguem o mais importante da nossa vida colectiva. A liberdade de escolher e ser escolhido. Desculpem lá a maçada destas banalidades.

1 comentário:

maria disse...

O que não deixa de me angustiar. Apesar de saber há muito que não me encaixo nas maiorias, não posso deixar de me sentir desconfortavel perante resultados, ou para já tendências, eleitorais que espelham um país democraticamente miseravel.