domingo, setembro 25

Presidenciais, Quarteto à Esquerda e So(u)lista à Direita?


“Heróis do mar …” – Fotografia de Hélder Gonçalves

Sempre estive convencido que, descartadas as hipóteses Ferro Rodrigues, Medeiros Ferreira e outras, cada uma por sua razão, o candidato apoiado pelo PS seria Manuel Alegre. A candidatura de Mário Soares era uma hipótese aventada, à laia de provocação, mas não suscitava mais do que sorrisos complacentes.

Finalmente o mercado dos candidatos fechou ontem, à esquerda, com quatro – quatro – candidatos: Mário Soares (apoiado formalmente pela direcção do PS); Manuel Alegre (apoiado, certamente, por independentes de esquerda, dirigentes intermédios e militantes do PS); Jerónimo de Sousa (PCP) e Francisco Louçã (BE).

Paradoxalmente, a esta hora, não há nenhum candidato credível que represente o campo da direita pois Cavaco Silva não declarou formalmente a sua candidatura.

Mas nada nos diz que não possa haver uma surpresa neste campo. Como muito bem reflecte o TUGIR parecem estar criadas as condições para o surgimento da candidatura de Santana Lopes que poderia aglutinar à sua volta uma multidão de descontentes e inimigos ferozes de Cavaco, até hoje em silêncio, no campo do PSD e, em particular, no do PP. Lembremo-nos, a título de exemplo, de Alberto João Jardim e Paulo Portas. Não há fome que não dê em fartura.

Acerca da minha opção política ela já foi anteriormente expressa. Apoio Mário Soares por razões de fidelidade, pois sempre nele votei, enquanto candidato presidencial (em todas as voltas de todas as eleições) e por razões políticas na medida em que confio na sua capacidade para o exercício da função presidencial.

A história do percurso político que me leva até aqui fica para depois mas pode ser interessante para refrescar algumas memórias mais preguiçosas.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
galgata disse...

Molto bella la foto!!!

Raimundo Narciso disse...

Lá em "casa" reacendeu-se a polémica em torno das presidenciais. Em 14 de Junho apelei à solução Soares. Estava longe de calcular que ele estivesse disposto a mais esta contenda.
Fiquei curioso acerca do anúncio do percurso político.Volatrei para ler.
Vou linkar.