terça-feira, setembro 27

As Contas ... dos Grandes!


As contas referentes à execução orçamental de 2004, apresentadas por Portugal em Bruxelas, carecem de rectificações. Suscitaram dúvidas ao Eurostat.

As contas dos anos de 2002 e 2003, todas sob gestão dos governos da direita (PSD/PP), também não estarão certas. Conspiração de Bruxelas contra a direita portuguesa? Conspiração superiormente dirigida por um ex-primeiro responsável supremo pelo menos pelas contas de 2002 e 2003?

Acontece aos melhores! Diz o nosso povo: “Em casa de ferreiro espeto de pau”. A Dra. Manuela Ferreira Leite e o Dr. Bagão Félix, afivelando uma máscara de severidade e competência, não param de nos surpreender!

“A Comissão Europeia pediu ao Governo português explicações sobre as operações referentes às dotações de capital dos hospitais SA, constituídas em 2002, e sobre a venda ao Citigroup de dívidas fiscais realizada em 2003. Em causa estão as contas orçamentais da ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite.

Para além disso, o Eurostat não validou as contas públicas portuguesas de 2004 - da responsabilidade do então ministro das Finanças, Bagão Félix - alegando também dúvidas em relação à contabilização de um dividendo pago ao Estado pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), no montante de 0,03% do produto interno bruto (PIB).

O Governo português já se disponibilizou a investigar a "natureza" deste dividendo. Caso essa verba seja retirada, o défice ficará em 3,03% do PIB, sendo convicção das Finanças que não viola o limite de 3%. Bruxelas não aceitou ainda validar as contas da Grécia e República Checa. Para este grupo de países, incluindo Portugal, a Comissão Europeia diz que tem "reservas" sobre a "qualidade dos dados" fornecidos.”

3 comentários:

hfm disse...

Obrigada pela visita e pelo poema.

Qto ao post talvez as contas dos pequeninos saissem mais certas!

Anónimo disse...

Porque será que este importante assunto foi abordado "de relance" pelas televisões ?

Eduardo Graça disse...

Mistérios...