quarta-feira, julho 11

O ESTADO SOCIAL E A LIBERDADE

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

"O estado social não é a liberdade: é o controlo, pelo poder político, da vida de cada um. E o que o Governo faz, neste momento, é o necessário para manter e reforçar esse controlo."

Rui Ramos, PÚBLICO, 11-07-2007


Nesta série de citações, oriundas de artigos do Público, é-nos oferecido um painel saboroso como se fosse o espelho da ideologia do seu director José Manuel Fernandes. Há um evidente problema mal resolvido na relação dele com a questão da liberdade.

O tema é um clássico do debate político e filosófico de todos os tempos e não serei eu que aprofundarei a dissertação acerca do mesmo. A razão é simples: não vou expor a minha ignorância sobre tão magna questão.

Mas não resisto a transcrever aquela citação de hoje acerca da questão da liberdade, (para não ir directo ao emérito bispo Azevedo), como uma espécie de cereja no cimo do bolo. Para os liberais, embora com variantes, o estado social é a raiz de todos os males; poder-se-ia mesmo simplificar mais a questão e dizer que para eles o estado é a raiz de todos os males.

A questão do “estado social”, apesar dos desvios de percurso, ficou resolvida, na minha cabeça, aí pelos meus 20 anos quando li, pela primeira vez, os Cadernos de Camus.

Nessa longínqua primeira leitura não entendi tudo mas entendi certamente o essencial da questão da relação entre a justiça e a liberdade. Ao longo da vida, por vezes, de forma brutal, outras vezes, de forma subtil, somos obrigados a fazer opções nas quais se joga o equilíbrio entre os dois conceitos na vida prática e na acção social e política.

Ora a questão da liberdade, abordada por Camus, no imediato pós guerra, por volta de Setembro/Outubro de 1945, mantém plena actualidade:

"Gosto imenso da liberdade. E para todo o intelectual, a liberdade acaba por confundir-se com a liberdade de expressão. Mas compreendo perfeitamente que esta preocupação não está em primeiro lugar para uma grande quantidade de Europeus, porque só a justiça lhes pode dar o mínimo material de que precisamos, e que, com ou sem razão, sacrificariam de bom grado a liberdade a essa justiça elementar.
Sei estas coisas há muito tempo. Se me parecia necessário defender a conciliação entre a justiça e a liberdade, era porque aí residia em meu entender a última esperança do Ocidente. Mas essa conciliação apenas pode efectivar-se num certo clima que hoje é praticamente utópico. Será preciso sacrificar um ou outro destes valores? Que devemos pensar, neste caso?"

(…)

"Finalmente, escolho a liberdade. Pois que, mesmo se a justiça não for realizada, a liberdade preserva o poder de protesto contra a injustiça e salva a comunidade. A justiça num mundo silencioso, a justiça dos mundos destrói a cumplicidade, nega a revolta e devolve o consentimento, mas desta vez sob a mais baixa das formas. É aqui que se vê o primado que o valor da liberdade pouco a pouco recebe. Mas o difícil é nunca perder de vista que ele deve exigir ao mesmo tempo a justiça, como foi dito. (...)"

In “Cadernos” – Setembro/Outubro de 1945

Não basta gostar imenso da liberdade e, finalmente, perante todas as misérias da vida material, escolher a liberdade. O difícil está em não perder de vista que o primado do valor da liberdade deve exigir, ao mesmo tempo, a justiça … e aqui entra o inevitável papel do estado, e o conceito de estado social, … uma discussão, como se vê, muito antiga.
.

Sem comentários: