segunda-feira, julho 9

PÚBLICOS

Posted by PicasaFotografia de A Defesa de Faro
(Clicar na fotografia para ampliar)

O Nuno de A Defesa de Faro enviou-me uma fotografia da série dos públicos de que já tenho publicado outras. É difícil saber a data e o local exactos onde foram fixados os rostos dos espectadores num tempo em que o estádio de futebol era um local, ao mesmo tempo, de convivência e rivalidade.

A curiosidade desta fotografia é que, à semelhança de outra já anteriormente publicada, é provável que eu próprio nela figure. O prélio em causa deve ter sido disputado fora de portas. Não tenho a certeza absoluta mas é bem provável que esteja por ali entre a multidão.

Sei que o Nuno está a organizar uma exposição de fotografias desta série para a qual escrevi o texto de apresentação. A Defesa de Faro está a fazer um caminho de âncora da informação e, ao mesmo tempo, de apoio à descoberta e preservação de uma parte do património cultural da cidade que, de outra forma, corria o risco de se perder.

É uma iniciativa particular e, outro dia, em conversa com o Nuno, disse-lhe que se não admirasse com as exigências para com A Defesa de Faro de muitos agentes culturais e personalidades da região. A explicação é simples: é que A Defesa de Faro, sendo uma iniciativa particular, se transformou, paulatinamente, num serviço público. Agora é preciso aguentar o balanço!

Declaração de interesses: o Nuno é meu sobrinho.
.

2 comentários:

vieira calado disse...

Já havia um tempo que cá não vinha e vejo coisas interessantes.
Um abraço

hfm disse...

Eu diria que se está a transformar naquilo que deve ser a verdadeira cidadania - a força da opinião pública que pode mover montanhas. Infelizmente o português fala muito mas "pratica" pouco e por isso as nossas entidades não têm respeito pela opinião pública e esta, raramente, tem força ou valor.

A Defesa de Faro poderá, a continuar, "mover montanhas".

Um abraço