segunda-feira, abril 28

IMAGENS RARAS DO 25 DE ABRIL




Este epílogo dos murais de Abril tem muitas imagens que ecoam na minha memória. E já que se falou, algures, do pano de fundo do I Congresso do MES (Dezembro de 1974) aqui o deixo, de novo, numa fotografia rara. O pano foi desenhado com os pés descalços marcando pegadas que caminhavam para o centro do símbolo. Este foi o único símbolo feminil dos partidos surgidos, à luz do dia, com a revolução do 25 de Abril. Nem seta, nem aresta, nem punho, nem martelo, nem foice, simplesmente um círculo vermelho encerrando a sigla e a estrela de cinco pontas.
.
.

3 comentários:

Shyznogud disse...

Obrigada por as ter mostrado, como expliquei qdo me falaram do pano de fundo do Congresso do MES era demasiado jovem para me lembrar de tal. Ainda bem que fui, de algum modo, responsável pela sua ida ao baú das recordações fotográficas.

Maria João Pires

mdsol disse...

E não é que também por lá andei? [embora nas franjas...]
:))
(Já agora.. e aquele mural enorme que havia em Alcântara? Ainda me recordo de um colega meu do ISCSP, que me queria "impressionar" me ter levado lá vê-lo acabadinho de ser pintado....
tempos... :))

Luís Maia disse...

Um grande pequeno partido de PESSOAS, com cabeça, e de grande valor, claramente sem propensão para o barulho e para as "massas populares".

Pena que se tenham dispersado, mas também se diga em minha análise, que lhes faltava consistência ideológica, para se firmarem como partido.

de entre todos os ex-militantes destaco Jorge Sampaio 0 "meu" político, o homem cuja integridade e seriedade sempre me marcou

Um abraço

Lfm