terça-feira, abril 29

O CASO MENTAL PORTUGUÊS


Compreendo muito bem o que Francisco Sarsfield Cabral escreveu, no Público, domingo passado, acerca do provincianismo português: UM CASO DE PROVINCIANISMO, que respigo do Jumento.

Este é um tema que pensadores e artistas portugueses já ilustraram com o talento da sua escrita. Uma das reflexões mais interessantes é a de Fernando Pessoa numa nota de estilo crítico intitulada: O CASO MENTAL PORTUGUÊS, publicada em 1932.

Começa assim: Se fosse preciso usar de uma só palavra para com ela definir o estado presente da mentalidade portuguesa, a palavra seria «provincianismo».

E acaba assim: O nosso escol político não tem ideias excepto sobre política, e as que tem sobre política são servilmente plagiadas do estrangeiro - aceites, não porque sejam boas, mas porque são francesas ou italianas, ou russas, ou o quer que seja. O nosso escol literário é ainda pior: nem sobre literatura tem ideias. Seria trágico, à força de deixar de ser cómico, o resultado de uma investigação sobre, por exemplo, as ideias dos nossos poetas célebres. Já não quero que se submetesse qualquer deles ao enxovalho de lhe perguntar o que é a filosofia de Kant ou a teoria da evolução. Bastaria submetê-lo ao enxovalho maior de lhe perguntar o que é o ritmo.

É sempre muito estimulante e útil a sua leitura, em particular, nos dias de hoje.
.

1 comentário:

Tinta Azul disse...

Ainda há dias [2 de Abril] transcrevi para o blog parte deste texto. Encimei-o com a fotografia do Portugal que encontrei no chão de uma rua onde passo todos os dias. Curioso é que, entretanto, Portugal foi-se desfazendo ainda mais...E agora no passeio apenas se percebem bocados de cimento partido.
http://aluaflutua.blogspot.com/2008/04/o-caso-mental-portugus.html