sexta-feira, abril 4

MARTIN LUTHER KING


Ao cimo da página 25 do “Caderno nº1” dos “Cadernos” de Albert Camus, edição portuguesa da “Livros do Brasil”, muitos anos atrás, escrevi, pelo meu punho: - 3 – 1968 – FARO – CAIS - em frente da palavra Abril do fragmento que em seguida transcrevo.

“Abril.
Primeiros dias de calor. Sufocante. Todos os animais estão deitados. Quando o dia começa a declinar, a natureza estranha da atmosfera por cima da cidade. Os ruídos que nela se elevam e se perdem como balões. Imobilidade das árvores e dos homens. Pelas esplanadas, mouros de conversa à espera que venha a noite. Café torrado, cujo aroma também se eleva. Hora suave e desesperada. Nada para abraçar. Nada onde ajoelhar, louco de reconhecimento."

No dia 3 de Abril de 1968, na minha cidade natal, terei lido essa página que retrata a atmosfera da Argélia natal de Camus, muito semelhante ao ambiente meridional da terra onde me fiz homem, curiosamente, na véspera do assassinato de Martin Luther King. Uma coincidência trágica: “Nada para abraçar. Nada onde ajoelhar, louco de reconhecimento.”
.

Sem comentários: