sexta-feira, maio 23

COMBUSTÍVEIS:CONTRIBUTO PARA O FUNCIONAMENTO DO MERCADO




Também divulguei uma mensagem de correio electrónico apelando ao boicote das grandes gasolineiras. Como diz o povo “quem não se sente não é filho de boa gente”. É saudável que transpareça, de forma aberta e frontal, que o povo português está a sentir no bolso, directa ou indirectamente, a escalada do preço dos combustíveis.


Sabemos que esta crise é, em grande parte, importada do exterior, que tem diversas vertentes, não se resolve com medidas avulsas, que o preço dos combustíveis é formado por diversas parcelas, entre as quais (a mais pesada) é constituída pelo imposto arrecadado pelo estado e outras coisas mais complicadas como o próprio modelo energético (o governo italiano aprovou por estes dias o nuclear!).



Mas seja qual for o destino deste debate, seja qual for a decisão política do governo, nem por isso a situação da escalada de preços dos combustíveis é menos complexa, e penalizadora, quer para o poder de compra das famílias, quer para a competitividade das empresas, quer para o escrutínio política do desempenho do governo. (Ao governo pede-se que seja firme mas só tem legitimidade para pedir firmeza quem apoiou a politica do governo desde o início!).


A subida de preços dos combustíveis não é um fenómeno novo. Quem não se lembra do açambarcamento de gasolina, uns anos atrás, com filas de carros nas bombas e pessoal a encher bidões. Mas, no nosso tempo, há uma força nova: os movimentos de opinião dos consumidores.


Não sei qual o peso relativo desses movimentos de opinião nas decisões de empresas, e dos governos, mas todos sentimos que, no caso dos combustíveis, a sua força não é desprezível, ainda para mais, na véspera do ano de todas as eleições. Por alguma razão a GALP, ontem, voltou atrás na decisão, publicamente anunciada, de efectuar mais um aumento de preços. Mas a BP foi em frente …


O facto é que os consumidores têm uma palavra a dizer nesta questão do preço dos combustíveis. No mínimo não parece razoável que as gasolineiras continuem a praticar, dia sim, dia não, aumentos de preço, quando o governo mandou a autoridade da concorrência auditar o processo de formação do preço dos combustíveis. (já sei que temos que nos habituar à carestia dos combustíveis, consumir menos, etc. etc., mas espero que as entidades competentes estejam a ser rigorosas na fiscalização das gasolineiras e dos retalhistas, …)


Entretanto vamos escolhendo, livremente, o nosso fornecedor de combustível colocando o mais possível “fora do mercado”, pelo menos, até se conhecer o relatório da autoridade da concorrência, as mais poderosas gasolineiras: GALP e BP, ou seja, compremos a quem vende mais barato!


Pode ser um gesto quixotesco, pode ser um gesto anárquico, pode ser um pequeno nada, mas quantas grandes mudanças não nasceram de pequenos gestos.

.
.

1 comentário:

umquarentao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.