quinta-feira, dezembro 21

" TALVEZ HAJA MESMO DOIS TEMPOS ..."

Posted by Picasa Fotografia de Hélder Gonçalves

"O tempo não corre depressa quando o observamos. Sente-se vigiado. Mas tira partido das nossas distracções. Talvez haja mesmo dois tempos, o que observamos e o que nos transforma."
Albert Camus


[Ressonância de 21 de Dezembro de 2003. Agradecendo as palavras dos que se lembraram do 3º aniversário do absorto, ou melhor, daqueles que expressaram essa lembrança, com excepção dos que me vou esquecer de citar. Continuemos.]

Parabéns Eduardo. E que continues por muitos. Excelentes os teus últimos posts sobre o teu irmão Dimas. Um abraço
António Pais

Parabéns, Eduardo! O Absorto tornou-se imprescindível e por isso desejo a quem o criou a genica necessária para o manter com a "sagesse" e o humor (o verdadeiro) que têm sido seu timbre. Continuarei fiel leitora.
-
Parabéns! Jantaste em nossa casa no dia em que criaste o blog. Tiveste dificuldade em explicar aos presentes para que servia um blog e para que querias o blog...ou eles tiveram dificuldade em entender e manifestaram até algum cepticismo. Alguns (!) levaram mesmo algum tempo a entender. Parabéns pela persistência, pela qualidade, pela criatividade, pelas análises políticas, mesmo às vezes (raramente) discordando delas...enfim, continua. AbraçoMM
[O dito jantar deu origem a um dos posts inaugurais.]

Um grande abraço agradecido pelo espaço de partilha que este Absorto nos dá.
LNT [Luís Novaes Tito] – Nunca mais me enganarei …

Parabéns ao Absorto e evidentemente ao seu autor.É um dos meus preferidos, aprendo sempre alguma coisa cada vez que por aqui passo. Abraço
Carminda Pinho

Quero acompanhar o teu amigo Hélder nos parabéns que te enviou, em termos de reconhecer a tua dedicação e trabalho intenso, desenvolvido neste espaço ao longo de três anos. Este blog está sólido e é para continuar... porque tem valor. Aceita os meus votos de Bom Natal e de BOM ANO.
João Brito Sousa

Muitos parabéns pelo aniversário do blog. Foi uma muito boa surpresa (re) descobrir uma pessoa que conhecia, sem afinal conhecer. Agora sim. Um abraço.
AluaFlutua

Parabéns pelo aniversário, é claro. Pela insistência e pela resistência, quando outros caíram pelo caminho (bem sei de que falo). Pelas múltiplas janelas, uma para cada campo, mostrando que tens olhos capazes de muitas luzes. Às vezes escreveste com as unhas afiadas, para arranhar as falinhas mansas que andam com a navalha sempre de fora a espetar nas nossas entranhas pela calada – e fizeste bem, porque quem cala consente. E quem consente contente, já há demais. E, quem sabe, qualquer dia ainda me agarro ao teu exemplo para me ressuscitar a mim mesmo.
Amizades.
Turing Machine

Eduardo
Faço minhas as palavras do teu amigo Hélder. Estás a contribuir para o enriquecimento de conhecimentos de todos os que visitam o teu blog. Eu tenho aprendido mt. contigo, estou viciada na visita ao Absorto. Parabéns. Um grande beijo - Conceição (Prima)

Parabéns, Eduardo Graça!
Joaquim Diabinho

JOHN LENNON


La policía federal siguió al músico entre 1971 y 1972 debido a sus conexiones con partidos de izquierda

quarta-feira, dezembro 20

O QUE SERÁ?

Posted by Picasa Marilyn Monroe

A minha perplexidade sobe em espiral com a aceleração do processo de mediatização de Maria José Morgado. Estratégia da investigação? Contra informação? É esperar para ver!

D. AFONSO HENRIQUES


D. Afonso Henriques por José Mattoso

Confesso a minha curiosidade e fascínio pela figura de Afonso I. Eis aqui mais uma leitura obrigatória. Como vou ler tudo o que está em fila de espera não sei. Mas vou tentar.

A FAMÍLIA E O FORD PREFECT


Desta vez a família e o “Ford Prefect”. Se este modelo foi comercializado em 1952 a fotografia deverá datar desse mesmo ano ou do ano seguinte.

Além de um casal amigo de meus pais, que não sou capaz de referenciar, ali está o núcleo central da família. Como sempre, nestas ocasiões, todos muito bem ataviados. Os meus pais de luto, certamente, pela morte recente da minha avó paterna.

A minha mãe apresenta-se para o “forte” por ter saído, recentemente, de uma cura da tuberculose que a atacou e que a penicilina, recém surgida, e o Dr. Medeiros Galvão, salvaram da morte prematura.

O meu irmão como se fora um “dandy” e eu próprio comendo qualquer coisa para matar o aborrecimento que me invadia quando, apertado nas roupas, tinha que posar para o boneco.

O automóvel novo era um motivo de festa, manifestação de prosperidade relativa, na época do meu encantamento absoluto pela vida. O reino da felicidade na terra de todos os desencantos.

EDIFÍCIO SOLAR - XXI (PRÉMIO)

Posted by Picasa Ainda na área da energia a notícia de um prémio enviada ontem, por curiosidade, pelo Hélder Gonçalves que, ele próprio, tem tudo a ver com o dito projecto.

"Decorreu ontem no Museu da Electricidade a entrega dos prémios “EDP 2005 – ELECTRICIDADE E AMBIENTE” no qual o Projecto do Edifício Solar XXI se consagrou “vencedor absoluto” na categoria serviços. Junto envio foto do “Troféu” que será brevemente colocado na entrada do Edifício Solar XXI."

terça-feira, dezembro 19

A MENSAGEM DO HÉLDER

Posted by Picasa Fotografia de Hélder Gonçalves

Caro Eduardo

PARABENS, PARABENS E PARABENS...pelos teus 3 anos de blog...é uma satisfação cada vez que lá entro...entro sempre com a certeza de me trazeres algo de novo, de bom, de simpático, de confiança no futuro, de independência...de tudo eduardo. Fico mais rico cada vez que lá entro...recordo ao mesmo tempo a minha infância tb na província, os episódios característicos desse Portugal distante, provinciano dos anos 50/60...e depois a descoberta da cidade no inicio de 70...a revolução e tudo mais...

Acho que é uma memória viva e recordatória...assim o tenho visto e acompanhado, com um enorme prazer, tenho a satisfação de ver publicadas algumas fotografias que me deram mt gosto tirar nalguns casos mt dolorosas (caso do Chile...e Peru) que tive mt gosto em partilhar exclusivamente contigo....

A minha pouca dedicação na continuidade colaborativa em termos fotográficos tem muito que ver tb como eu vivo a fotografia...mt interiorizada. Artistica. Sofredora tb... e a incapacidade de me concentrar e organizar para ser certinho... mas tenho esperança de te enviar 50 fotografias...durante o próximo ano. Ano em que farei 50 anos (3 Fevereiro) e que terei todo o gosto de partilhar contigo...

Muito obrigado...

Abraço do amigo

Hélder

[Aqui fica a mensagem do Hélder Gonçalves cujas fotografias, de grande qualidade, foram as primeiras que publiquei, como a que hoje reproduzo e que, pelas pesquisas que identifiquei, já deu a volta ao mundo. Não imaginam quantas e quão boas são as fotografias que ele tem sempre em produção e em arquivo. Fico à espera das tais 50 para começar a postar no dia 3 de Fevereiro próximo. Obrigado.]

JORGE VASCONCELOS (2)

Posted by Picasa Ministro da Economia in “Expresso”

Estava aprazada para hoje, 3ª feira, uma audição parlamentar com Jorge Vasconcelos, ex-presidente da entidade reguladora da energia. Tendo este apresentado a sua demissão na 6ª feira passada, o que seria normal é que se mantivesse em funções, em gestão corrente, até à tomada de posse do novo presidente.

O que parece indesmentível é que o ministro da economia resolveu, de forma inopinada, utilizar a estranha figura da “dispensa”, impedindo a realização daquela audição parlamentar.

Quando li a notícia pensei nos tempos dos governos da direita. Lembrei-me dos métodos do humaníssimo Bagão Félix dando, do alto do púlpito, piedosas explicações ao povo enquanto, na sacristia, aplicava dolorosas punções aos dirigentes "infiéis".

Por mais declarações que o primeiro-ministro faça não muda a natureza do episódio da “dispensa” do ex-presidente da entidade reguladora da energia pelo ministro da economia.

Pode ter sido impressão minha mas conheço bem de mais esta música para não ser capaz de lhe reconhecer o tom fúnebre. É triste!
------------------------
A ler no causa nossa: Sinais e Sem consequências?

OBRIGADO (Actualizado)

Posted by Picasa Fotografia de Nanã Sousa Dias

No dia do 3º aniversário do absorto senti-me assim como sob uma chuva de confetes e serpentinas. Começando pelos mais rápidos. Obrigado ao Tomás Vasques, do “Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos …”, à Maria do Rosário Fardilha, do “Divas & Contrabaixos”, ao Luís Novaes Tito e ao Carlos Manuel Castro do “Tugir em português”, e ao comentário da Helena F. Monteiro da “Linha de Cabotagem”.
E, para já, ainda ao António Pais, do Fim de Semana Alucinante e ao Evaristo Ferreira, do Abrangente.

3º ANIVERSÁRIO

Posted by Picasa Edouard Manet

Deixar uma marca

Deixar uma marca no nosso tempo como se tudo se tivesse passado, sem nada de permeio, a não ser os outros e o que se fez e se não fez no encontro com eles,

nada dever ao esquecimento que esvazia o sentido do perdão olhando o mundo e tomando a medida exacta da nossa pequenez,

atravessar a solidão, esse luxo dos ricos, como dizia Camus, usufruindo da luz que os nossos amantes derramam em nós porque por amor nos iluminam,

observar atentos o direito e o avesso, a luz e a sombra, a dor e a perda, a charrua e a levada de água pura, crer no destino e acreditar no futuro do homem,

louvar a Deus as mãos que nos pegam, e nunca deixam de nos pegar, mesmo depois de sucumbirem injustamente à desdita da sorte ou à lei da vida,

guardar o sangue frio perante o disparar da veia jugular ou da espingarda apontada à fronte do combatente irregular,

incensar o gesto ameno e contemporizador que se busca e surge isento no labirinto da carnificina populista,

ousar a abjecção da tirania, admirar a grandeza da abdicação e desejar a amizade das mulheres,

admirar a vista do mar azul frente à terra atapetada de flores de amendoeira em silêncio e paz.

--------------------

Passam hoje três anos desde o dia em que criei o Absorto. Com o passar do tempo, e 2.574 posts depois, uma simples experiência transformou-se num exercício quotidiano de comunicação. Amador tanto quanto se pode fazer algo por puro amor, retemperador tanto quanto nos pudemos expressar por puro prazer, o Absorto vai continuar.

segunda-feira, dezembro 18

JORGE VASCONCELOS

Posted by Picasa Imagem daqui

Acabei de ler a notícia que o governo “dispensou” Jorge Vasconcelos impedindo, assim, a sua ida ao parlamento conforme estava previsto.

Parece-me o culminar de um episódio triste em que o ministro da Economia, e o governo, perderam em toda a linha perante a plena afirmação da independência de uma entidade reguladora.

Jorge Vasconcelos foi publicamente acusado de se preparar para auferir uma reforma milionária. Foi essa a notícia do “Correio da Manhã” amplificada por todo a comunicação social. A notícia veio a verificar-se não corresponder à verdade. Mas depois de ser colocada na manchete do “Correio da Manhã” … o costume!

Conheço o antigo presidente da entidade reguladora da energia através de uma sua filha que, por acaso, é colega do meu filho. Um conhecimento pouco profundo mas suficiente para saber, de certeza certa, que estamos perante um caso em que a “má moeda” expulsa a “boa moeda”.

Como sei, por experiência própria, alguns governantes, seja qual for o governo, são incapazes de conviver com a independência dos gestores e, pior do que isso, não se coíbem de lançar lama para cima deles quando se recusam a “falar pela voz do dono”.

Acerca da independência, probidade pessoal e profissional de Jorge Vasconcelos não tenho qualquer dúvida mas o mesmo já não seria capaz de jurar de alguns membros dos governos o que, aliás, a experiência passada plenamente ilustra. Fica para memória futura… como um mau sinal dos caminhos da governação socialista.

A UNIDADE:LOJA, OFICINA E HABITAÇÃO

Posted by Picasa Fotografia de Família – Meu pai e meu irmão no trabalho.

A “Óptica Graça” abriu, em Faro, no ano de 1958. Posteriormente, o anúncio luminoso do gato transformou-se num ícone da cidade.

Após a formação de meu irmão nas duas artes (óptico e gravador) era necessário escolher a sede para instalar o negócio. E o critério central que influenciou a escolha não podia ter sido mais ajustado: a baixa da cidade, o centro do centro.

Abdicando, numa primeira fase, da dimensão, a loja abriu no “vão de escada” da Rua de Santo António, 36. No 1º andar instalou-se a oficina e a família veio atrás. Passei a viver no centro da cidade. É verdade que sobrava no alojamento oficinal o espaço que faltava na loja. Mas o essencial nesta actividade, como muito bem tinham intuído meu pai e irmão, era a localização.

Mais tarde a loja haveria de ganhar espaço, design e a qualidade de acolhimento actuais. A fotografia é, certamente, dos anos 60. Na verdade o meu pai não conhecia as técnicas daquele ofício. Como a fotografia pode enganar a realidade!

SIM

Posted by Picasa Fotografia de sophie thouvenin


"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM.

domingo, dezembro 17

Camus - Un journaliste engagé

Posted by Picasa Imagem Daqui

Sublinhados de Leitura das Obras Completas – Introdução (1)

On l’a dit, Camus ne pratique pas le mélange des genres. Si, dès L’Envers et l’Endroit, l´intérêt porté au «quartier pauvre» témoigne d’un indéniable engagement d’ordre social, cet engagement n’a pas de dimension politique explicite. Camus réserve ses prises de position d’homme de gauche pour ses activités culturelles – le théâtre, le secrétariat de la Maison de le culture qui tente de se crier – et, bientôt, pour le journalisme. Recruté par Pascal Pia qui en est le directeur, il entre à Alger républicain dès la naissance de ce journal qui entend soutenir le Front populaire à Alger, en octobre 1938. (…)

Quand l’éphémère Soir républicain succède à Alger républicain en septembre 1939, s’ajoute, en plein guerre, le combat «pour la vraie paix», comme le répète quotidiennement la manchette du journal – lequel sera rapidement censuré. Camus a déjà la conception exigeante de ce qu’il considère comme un véritable métier, il est déjà le journaliste engagé, conscient de sa responsabilité, que l’on retrouvera au temps de Combat et de sa collaboration à L’Express. »
--------------------------------------------------

Jean Daniel desenvolveu, recentemente, a faceta de Camus jornalista em “Avec Camus” obra que ainda leio e sublinho.

(1) In “Oeuvres complètes” – I (1931-1944) Gallimard,
Introduction par Jacqueline Lévi-Valensi.
.

sábado, dezembro 16

O MEU IRMÃO DIMAS NO PORTO

Posted by Picasa Foto de Família – O meu irmão Dimas naRetina”, Porto

As voltas da vida levaram a que meus pais viessem a adoptar, antes do tempo, o modelo quase perfeito da família nuclear. Um casal e dois filhos. Mas é interessante que já os pais de meus pais haviam gerado famílias pequenas: os meus avós paternos com três filhos e os maternos com dois. O modelo da família alargada havia ficado pelas gerações anteriores.

O meu irmão Dimas nasceu onze anos antes de mim. Ele é contemporâneo dos inícios da guerra civil de Espanha e eu sou um “baby boomer” típico. Não sou capaz de imaginar a intensidade do impacto do meu nascimento tardio no equilíbrio familiar.

Mas é um facto que o meu irmão não concluiu o liceu tendo os meus pais que buscar uma via alternativa para a sua formação. Por ruas e travessas chegaram a um caminho que deu certo. O meu irmão, ainda antes de 1955, partiu para o Porto para aprender, ao mesmo tempo, dois ofícios: óptico e gravador.

Lembro o dia da sua partida. Naquela época a distância entre o extremo sul de Portugal e o Norte, entre Faro e o Porto, era incomensuravelmente maior do que é hoje. O meu irmão Dimas, com menos de vinte anos, instalou-se no Porto, tendo encetado a sua aprendizagem na “Óptica Retina”.

Aprendeu bem todos os segredos dos ofícios a que se propôs dedicar-se o que lhe permitiu durante quase cinquenta anos fazer um percurso ascendente, à maneira de um “self-made-man”, que lhe havia de granjear prestígio profissional e social além de prosperidade económica.

Como escrevi, por alturas da sua morte, prematura e injusta, é um caso de alguém que subiu a pulso na vida, com o esforço do seu trabalho, o apoio inicial dos pais, e uma forte exigência na qualidade do seu próprio desempenho pessoal e profissional.

Os meus pais, forçados pelas circunstâncias da vida, com alegrias e amarguras, fizeram, em relação ao futuro dos filhos, o melhor que puderam. E, no essencial, acertaram. Ao mais velho uma profissão, ao mais novo um curso superior. Depois cada um que assumisse, com liberdade, o seu próprio futuro.

ESTES DIAS

Posted by Picasa Fotografia de Simon Gris

Estes dias em que as palavras se arrastam
Rios caudalosos de memórias que correm
Salpicando as margens da alegria distante

Lisboa,15 de Dezembro de 2006

sexta-feira, dezembro 15

Jane Birkin

Oscar Niemeyer

AVEC CAMUS

Posted by Picasa Avec Camus. Comment résister à l'air du temps Jean Daniel - Edition Gallimard

Regressada de Paris a minha mulher colocou nas minhas mãos uma obra, recentemente editada, acerca de Camus. Desta vez uma incursão reflexiva de Jean Daniel sobre Camus jornalista. É uma obra pequena, de153 páginas, na qual Jean Daniel começa por tentar explicar a modernidade de Camus e a admirável surpresa do interesse que a sua obra desperta um pouco por todo o lado. Iniciei a sua leitura e espero terminá-la no fim-de-semana. Às primeiras impressões parece-me bastante didáctica e repleta de referências às experiências e percursos de escritores/jornalistas, ou vice-versa, muito recomendável a jornalistas em início de carreira que os outros já sabem tudo. Para aperitivo vejam-se os títulos de alguns capítulos: “Contre l’argent”, “La morale contre le moralisme”, “L’idiote et l’innocente”, “Pas même le Christ ...”, “Une outre éthique”, “Retour à l’air du temps » …

quinta-feira, dezembro 14

O MEU AVÔ DIMAS

Posted by Picasa Fotografia de Família

Conheci os meus avós de forma diferente. Os paternos de memórias. Eram mais velhos e eu, filho tardio, cheguei tarde demais para os conhecer de perto. Compenso-me dessa ausência mantendo perto de mim uma fotografia do meu avô Dimas Eduardo Graça (Dimas é o nome de meu pai e de meu irmão mais velho, Eduardo é o meu).

Tirada em Santos, no Brasil, para onde emigrou no tempo em que os portugueses partiam em busca de uma vida melhor, a foto é majestosa pela qualidade, em si mesma, e pela figura que retrata.

Um dia de visita a S.Paulo quis visitar a rua na qual, em Santos, o meu avô Dimas tinha trabalhado numa fábrica de malas, baús, malões, ao que suponho propriedade de seu irmão.

No SESC de S. Paulo falei alto acerca da minha vontade de visitar a rua e, se possível, a fábrica ou os resquícios que dela tivessem sobrevivido. E eis que uma das presentes me diz ter vivido numa vivenda mesmo em frente da fábrica que eu procurava. E lembrar-se, em criança, das pessoas que nela trabalhavam.

No outro dia lá fui. Em plena zona industrial a rua estava tal e qual com o mesmo nome. E o número da porta também não tinha mudado. Era um armazém de fronte do qual pude observar a vivenda que me tinha sido referida.

Por ser domingo não pude entrar mas era aquele o espaço, agora ao serviço da empresa de celulares que a PT explora na região de S. Paulo, onde o meu avô tinha trabalhado boa parte da sua vida.

Regressei com o sentimento de ter cumprido uma das íntimas missão que, desde há muito, me tinha imposto a mim próprio.

[Ressonância de 14 de Dezembro de 2004 desta vez ilustrada com a fotografia do meu avô Dimas.]

DESIGN

FORD PREFECT

Posted by Picasa Ford Prefect – Fotografia de Família

As fotografias de família confrontam-nos com as memórias. Reconciliam-nos ou antagonizam-nos connosco no contexto da família a que pertencemos. O colectivo e o individual misturam-se na poeira do tempo. São imagens que reflectem fragmentos da vida captados em fracções de segundos.

Sempre me reconcilio com a memória quando olho as fotografias de família. Na diversidade das diversas famílias a que pertenço. Outros lidam mal com elas e horrorizam-se quando vasculham no baú da memória.

A partir dos finais dos anos 40 o meu pai adquiriu três objectos de culto: a moto “Norton”, a máquina fotográfica “Kodak” e o automóvel “Ford Prefect”.

Esta é uma fotografia rara retratando um objecto: o “Ford Prefect” surge como se fosse um membro da família. Matrícula LH-14-11. Uma matrícula que, ao contrário de outras, nunca mais esqueci.

RUÍNAS

Posted by Picasa Fotografia daqui

Vi dois operários dignos revestidos em gangas puídas. Operários dos antigos. Os seus passos ressoam em meus ouvidos. A cadência antiga: peça a peça, rosca a rosca, brasa a brasa. Operários envergonhados entre colarinhos brancos. A fuligem assumida contra a pose esvaziada. Os dois operários carregavam nas mãos os sinais do cansaço. Caminhavam por entre paredes de vidro. Subiam aos andaimes. Sinalizavam as medidas. Cortavam o silêncio. Falavam a língua dos gestos sem palavras. Multicolores. Onde estão os operários que erguiam punhos? Transportavam dignidade nos braços ao longo do corpo. Caminhavam entre as futuras ruínas.

quarta-feira, dezembro 13

BACHELLET / PINOCHET

------------------------------------
--------------------------------
-----------------------------------

Um Búzio e Uma "Litografia"

Posted by Picasa Leonel Lopez-Nussa (1916-2004)

Nos idos de 1976 visitei Cuba. Che tinha sido assassinado, nove anos antes, em 9 de Outubro de 1967. Faço a referência à efeméride para dar a ideia da profundidade e significado de terem já passado 37 anos desde esse acontecimento que tanto marcou a minha juventude.

Ao ver o filme “A Viagem de Che Guevara”, as personagens, os sonhos e as canções que envolvem o mito de Che lembrei-me desta memorável viagem. Era uma delegação do MES composta por mim, pelo Vítor Wengorovius e pelo Francisco Farrica.

Julgo que não havia um objectivo concreto a alcançar mas tão só dar testemunho do processo político português. Estávamos em plena campanha das eleições presidenciais, em Portugal, e Otelo era, à época, muito popular em Cuba.

Fizemos as visitas da praxe, pisamos os lugares mais emblemáticos da revolução cubana, visitamos uma fábrica de “puros habanos”, uma plantação de cana, fomos recebidos por alguns dirigentes político intermédios, mas não por Fidel.

Lembro-me de ter ficado impressionado com o olhar triste ou, talvez, melancólico das trabalhadoras da fábrica de charutos. Apesar de tudo a viagem foi há quase trinta anos. A situação de Cuba era menos difícil do que na actualidade. O calor humano dos cubanos, a sua amabilidade e companheirismo eram, e são, incomparáveis. E, em muitos casos, disfarçavam a custo as críticas.

Mas lembro-me de ter sentido, de parte do regime, um alheamento que só consigo explicar pela nossa postura intelectual de não cedência à eventual expectativa de uma atitude reverencial que nunca seríamos capazes de assumir. Não tínhamos nada para pedir. Ninguém ousou oferecer-nos nada. Saímos como entramos.

Da minha parte trouxe de Cuba um búzio e uma “água-forte”, escolhida e comprada por mim, no atelier de Lopez-Nussa (*), aquando de um passeio livre por Havana. O búzio enorme que colhi, em plena praia de Camaguey, mereceu uma detalhada análise das desconfiadas (ou interesseiras?) autoridades alfandegárias à chegada ao aeroporto de Lisboa.

São as mais preciosas recordações que guardo dessa viagem. Mas espero lá voltar, em breve, como simples turista.

(*) Pelas minhas pesquisas trata-se de uma litografia de um grande artista plástico cubano, Leonel Lopez-Nussa Carion, 1916, Havana, da série “Música e Músicos”, intitulada “Músicas 5 A”.
----------------------------------------------
[Ressonância de 13 de Dezembro de 2004. Confirmei que se trata, de facto, de uma litografia de autoria de Lopez-Nussa, falecido em 29 de Abril de 2004, que faz parte de uma vasta obra, de inspiração musical e erótica, na linha estética da obra que ilustra este post.]