sábado, novembro 27

Cavaco Silva ao Ataque

Cavaco Silva escreve hoje um artigo no Expresso. O mesmo pode ser lido, na íntegra, no IR AO FUNDO E VOLTAR.

O artigo intitula-se “Os políticos e a lei de Gresham” e pode ser resumido por este destaque que o Expresso lhe confere:

«Cabe às elites profissionais contribuírem para afastar da vida partidária portuguesa a sugestão da lei de Gresham, isto é, contribuírem para que os políticos competentes possam afastar os incompetentes.»

Qual o verdadeiro significado deste artigo? Tal como a intervenção proferida tempos atrás por Guterres, que também publiquei na íntegra, este artigo indicia que Cavaco se prepara para se apresentar como candidato presidencial.

Desde logo porque, ao contrário dos escritos anteriores de Cavaco, este artigo assume uma natureza declaradamente política. O que Cavaco diz, com brutalidade, é que a qualidade dos políticos que ocupam a ribalta – e não só – atingiram o grau zero da competência. Quem são esses políticos a que Cavaco se refere? Não é difícil imaginar quais sejam!

Cavaco tem razão apesar de ter contribuído fortemente para esta degradação da qualidade dos políticos. Mas o seu ataque/alerta não deixa de colocar no centro do debate uma questão crucial para a democracia portuguesa: as reformas do nosso sistema partidário não pode ser eternamente adiadas nem circunscrever-se a uma mera questão de cosmética.

É preciso ir mais fundo. E para isso os “políticos competentes” devem afastar os “incompetentes”. Resta saber quem são uns e outros!

Sem comentários: