sábado, novembro 13

Discursos significativos

Constâncio falou. Não era sem tempo. Guterres orou. Já era tempo. Análises estruturadas e críticas da situação internacional e nacional. A gestão dos silêncios tem falado mais alto. Constâncio fala limitado pela função. As suas críticas ao Orçamento de Estado para 2005 acolhem o acordo do Ministro das Finanças. São tácticas para neutralizar danos e manter abertas as portas do diálogo. De qualquer modo a margem de manobra do ministro das finanças tem vindo a estreitar-se.

Guterres fala iluminado pela estrada de Belém. Chegou a hora de dar sinais públicos da sua disponibilidade para a candidatura presidencial. O discurso de Guterres é um pré anúncio de uma candidatura. Qual? É só esperar os próximos sinais. Mas as suas últimas palavras são eloquentes:

“Sei que por vezes nos sentimos num plano inclinado, viscoso e escorregadio, com um sentimento de impotência, como se nada pudesse evitar o deslizamento para baixo.

Talvez vivamos num plano inclinado e escorregadio. Mas há pelo menos duas coisas que sempre podemos fazer: Cravar uma estaca a que nos fixemos, seja ela feita de valores, de projectos ou do exemplo da acção e dar as mãos aos que ao nosso lado queiram subir connosco.

Talvez venhamos a descobrir que, um pouco mais acima, o plano deixa de ser escorregadio, mas feito de terra firme. Assim, ainda que íngreme, poderemos subi-lo mais depressa, em nome de um Portugal solidário, confiante, seguro de si e do seu futuro, em nome de uma Europa politicamente mais forte, unida e actuante e em nome da justiça nas relações internacionais, ao serviço de um Mundo melhor.”

Ver o discurso de Guterres, na íntegra, em IR AO FUNDO E VOLTAR.

Sem comentários: