quinta-feira, setembro 7

CAMUS, AS OBRAS COMPLETAS E A ESQUERDA

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

Já me chegaram às mãos, trazidos de Paris por minha mulher, os dois primeiros volumes das “Obras Completas”, de Albert Camus, recentemente publicadas pela Gallimard. Obrigado.

Aproveitei para confirmar a exactidão de uma resposta dada por Camus acerca da questão crucial do seu posicionamento político. Num artigo que deverá ser publicado amanhã no “Semanário Económico” traduzi do espanhol uma pergunta que lhe foi formulada e a sua resposta:

Em 14 de Dezembro de 1959, poucos dias antes de morrer, num acidente de viação (4 de Janeiro de 60), falando a estudantes estrangeiros, em Aix-en-Provence, perguntam-lhe, por escrito: “considera-se um intelectual de esquerda?” Camus responde: “Não tenho a certeza de ser um intelectual [Pausa]. Quanto ao mais, sou a favor da esquerda, apesar de mim e apesar dela.” In Biografia de Albert Camus- por Olivier Todd (1996)

Verifico agora que a minha tradução, felizmente, não atraiçoou o sentido nem de uma nem de outra:

“14 décembre: entretien avec des étudiants étrangers à Aix-en-Provence (Êtes-vous un intellectuel de gauche? – Je ne suis pas sûr d’être un intellectuel. Quant au reste, je suis pour la gauche, malgré moi, et malgré elle”). In Chronologie – Oeuvres complètes – I

Sem comentários: