quinta-feira, março 13

AVALIAÇÃO, DEMOCRACIA, CONFLITO

Fairmount, Indiana, 1955

A necessidade de avaliação dos profissionais do serviço público é relativamente fácil de compreender. Como é fácil de reconhecer o papel da avaliação do desempenho individual dos funcionários na melhoria da qualidade dos serviços públicos. O que fica demonstrado pelos últimos acontecimentos é que em Portugal não existe cultura de avaliação e auto avaliação. Nesta área tudo tem sido, ao longo dos tempos, um fingimento. Mas esta não é uma questão específica dos professores. É uma questão que envolve toda a administração pública. O debate em torno da questão da avaliação seria inevitável, com mais ou menos intensidade, mais ou menos impacto público, mais ou menos conflitualidade, o que é inerente a qualquer grande mudança que se pretenda realizar na administração pública. No caso concreto dos professores entendam-se as razões e assuma-se o confronto. Em democracia o funcionamento das instituições e a aplicação da lei permitem, em liberdade, encontrar sempre solução para todos os conflitos.
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